ouça este conteúdo
Presidente entregou novas moradias no Rio durante seu governo, interrompindo obras públicas para terminar prédios novos e melhorar antigas. (148 caracteres)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou em seu discurso neste domingo (30) a importância dos programas sociais para a população mais vulnerável do país, ressaltando que tais iniciativas são fundamentais para reduzir as desigualdades sociais.
Lula enfatizou que os programas de assistência social devem ser mantidos e expandidos, garantindo que mais pessoas tenham acesso a benefícios que contribuam para a melhoria de suas condições de vida e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Expansão dos Programas Sociais
Durante a participação na cerimônia de entrega de moradias populares de um programa habitacional da prefeitura do Rio de Janeiro, o ex-presidente Lula ressaltou a importância dos programas sociais para a população. Ele lembrou que criou o Minha Casa, Minha Vida em 2009 e encerrou seu segundo mandato, em 2010, com 1 milhão de pessoas inscritas. ‘Nós já conseguimos fazer 7,8 milhões de casas’, afirmou, destacando o impacto positivo dos programas de assistência social.
Lula também lamentou os períodos conturbados no país, onde governos anteriores falharam em priorizar os programas sociais. Ele mencionou a situação de obras públicas interrompidas, como as 87 mil casas abandonadas que encontrou ao retornar ao cenário político. Além disso, o presidente enfatizou a importância de investir em prédios novos para substituir casas antigas, visando melhorar as condições de moradia da população.
Durante a entrega das moradias populares em Fortaleza, Lula criticou a falta de comprometimento de governos anteriores em respeitar e atender às necessidades do povo. Ele ressaltou a retomada de obras públicas interrompidas em seu terceiro mandato, incluindo escolas e unidades de saúde. O presidente também mencionou a importância dos programas sociais na área da saúde, como o programa Mais Médicos, que sofreu redução no número de profissionais.
Ao participar da entrega de apartamentos populares do programa Morar Carioca, Lula destacou a relevância de garantir moradias dignas para a população mais necessitada. Ele enfatizou a importância de incluir características essenciais nos projetos habitacionais, como varandas e espaços para refeições, combatendo o preconceito contra as pessoas mais humildes. O investimento da prefeitura do Rio de Janeiro nesses programas sociais é de R$ 243 milhões, com parte financiada pelo Banco do Brasil.
A entrega dos primeiros 16 apartamentos de um conjunto habitacional no Rio de Janeiro é apenas o início de um projeto que beneficiará cerca de 4 mil pessoas até 2026. Com 44 prédios planejados, cada um com 16 apartamentos, o programa habitacional visa melhorar a qualidade de vida das famílias da comunidade do Aço, em Santa Cruz. A iniciativa prevê a demolição das casas antigas para dar espaço a prédios novos, proporcionando um ambiente mais seguro e adequado para os moradores.
Fonte: @ Agencia Brasil