Orientar secretarias de educação com saldos do Programa Brasil Alfabetizado a usar o Simec para políticas de alfabetização.
O MEC, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promoverá um encontro virtual na próxima semana para auxiliar os estados e municípios que têm recursos não utilizados pelo Programa Brasil Alfabetizado (PBA) a acessarem o Simec.
Nesta iniciativa, o Ministério da Educação busca incentivar a correta gestão dos recursos do PBA, garantindo que sejam aplicados de forma eficiente e em conformidade com as diretrizes estabelecidas. É fundamental que os gestores estejam atentos às orientações da videoconferência para maximizar o impacto das ações do MEC relacionadas à alfabetização de jovens e adultos.
Encontro do MEC apresenta o caminho no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle
Nesta tarde, a partir das 14h, horário de Brasília, o Ministério da Educação realiza um encontro virtual crucial para os secretários de educação. A transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube tem como propósito orientar sobre o processo no Simec, especialmente o inédito direcionamento do Programa Brasil Alfabetizado para além de seu sistema tradicional.
O evento contará com a presença ilustre da diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Cláudia Borges, da coordenadora-geral de Alfabetização de Jovens e Adultos, Maria do Socorro Alencar Nunes, e da equipe técnica da Secadi, todos engajados na missão de fortalecer a educação no país.
Programa Brasil Alfabetizado: uma jornada pelo conhecimento
O Programa Brasil Alfabetizado (PBA), surgido em 2003 com a nobre missão de erradicar o analfabetismo, passou por transformações ao longo do tempo. Seu ciclo mais recente, em 2016, revelou desafios na execução e na mensuração de resultados, apontando a necessidade de aprimoramentos.
Com a publicação do Decreto nº 10.959, de 8 de fevereiro de 2022, o PBA ganha novo fôlego e diretrizes claras. Mantendo sua essência, que é alfabetizar cidadãos com 15 anos ou mais, o programa busca promover a inclusão social e econômica, fornecendo suporte técnico e financeiro aos estados e municípios parceiros.
Esta inovadora abordagem reflete o compromisso do Ministério da Educação em fortalecer as políticas de alfabetização, estimulando a participação ativa de todos os envolvidos. A Assessoria de Comunicação Social do MEC, em colaboração com a Secadi, reforça o compromisso em prol de uma educação mais inclusiva e transformadora.
Fonte: © MEC GOV.br