ouça este conteúdo
Reunião Celac: Ministros e Ministras debatem objetivos de desenvolvimento sustentável através de redes de cooperação. Agenda aborda termos nacionais de educação: termo1, termo2, termo3, termo4, termo5, termo6, termo7, termo8, termo9, termo10, termo11, termo12. (141 caracteres)
O Ministério da Educação (MEC), representado pela Secretaria de Articulação Intersetorial, marcou presença no IV Encontro de Ministros e Ministras da Educação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizado no dia 14 de junho. A participação do MEC no evento, sediado em Tegucigalpa sob a presidência Pro Tempore de Honduras, reforça o compromisso do Brasil com a cooperação educacional internacional.
O Ministério da Educação Brasileiro desempenha um papel fundamental na representação do país em fóruns educacionais internacionais, como o encontro da CELAC. Através da Secretaria de Educação, o MEC busca fortalecer laços e compartilhar experiências com outras nações, promovendo a troca de conhecimento e boas práticas para o aprimoramento do sistema educacional brasileiro e global.
MEC (Ministério da Educação) Reforça Compromisso com a Educação de Qualidade
Durante o Encontro de Ministros e Ministras da Educação, o Ministério da Educação Brasileiro, representado pelo secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino, Maurício Holanda Maia, reiterou seu compromisso com a qualidade da educação. O objetivo do encontro foi aprofundar os acordos estabelecidos em reuniões anteriores, como a Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da CELAC e os Encontros de Ministros da Educação em diferentes países.
Em sintonia com a Agenda 30 para o Desenvolvimento Sustentável, em especial com o Objetivo 4, os ministros e representantes discutiram a importância da educação inclusiva e equitativa de qualidade. Além disso, foram abordadas questões como a universalização do acesso, a erradicação do analfabetismo e o fortalecimento dos sistemas de ensino regionais, bem como a criação de redes de cooperação e intercâmbio.
Maurício de Holanda ressaltou a necessidade de cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável sobre Educação (ODS 4) da Agenda 2030. Ele destacou que o Brasil tem elaborado planos decenais de educação para garantir o direito à educação de qualidade. Com o término do Plano Nacional de Educação 2014-2024, está sendo proposto um novo plano para o período 2024-2034, com ampla participação social.
O novo Plano Nacional de Educação enfatiza a alfabetização das crianças na idade certa, a qualidade da educação em todos os níveis, a equidade na aprendizagem, a educação integral e a valorização dos profissionais da educação. O Brasil se compromete a garantir que, até 2034, todas as crianças e jovens completem a Educação Básica de forma equitativa e com qualidade, criando oportunidades educacionais em todos os níveis de ensino.
Fortalecimento da Cooperação e Intercâmbio no Âmbito Educacional
A reunião dos ministros e ministras da educação é uma importante instância de diálogo e concertação política. Criado em 2010, o bloco busca promover a convergência entre os países membros, considerando suas afinidades culturais e os desafios no contexto do desenvolvimento. Além disso, visa ampliar a voz da região em fóruns globais de negociação, fortalecendo sua presença internacional.
Fonte: © MEC GOV.br