Descoberta fileira de pedras da Idade da Pedra na Baía de Mecklenburg, Alemanha, durante estudo geofísico marinho. Especialistas criam modelo 3D do arranjo metódico.
As megaestruturas são construções impressionantes que desafiam as leis da engenharia e da arquitetura. Essas grandes obras estão presentes em diversas partes do mundo, como arranha-céus, pontes e estádios. A habilidade de projetar e construir uma megaestrutura é um feito incrível que demonstra o avanço da tecnologia e da inovação.
A megaestrutura da Idade da Pedra é um exemplo fascinante de como as civilizações antigas eram capazes de criar construções monumentais com recursos limitados. Essas estruturas, como os templos megalíticos e os túmulos de pedra, revelam o domínio das técnicas de construção e o conhecimento arquitetônico da época. A preservação dessas megaestruturas da Idade da Pedra é fundamental para que as gerações futuras possam apreciar e estudar a história da humanidade.
Desvendando as maravilhas da megaestrutura da Idade da Pedra
Uma megaestrutura encontrada no Mar Báltico pode representar uma das mais antigas estruturas de caça conhecidas usadas na Idade da Pedra e pode mudar o que se sabe sobre como viviam os caçadores há cerca de 11 mil anos. Os pesquisadores e estudantes da Universidade de Kiel, na Alemanha, encontraram pela primeira vez a surpreendente fileira de pedras localizadas a cerca de 21 metros de profundidade durante um estudo geofísico marinho realizado no fundo da Baía de Mecklenburg, a cerca de 9,7 quilômetros da costa de Rerik, na Alemanha. A descoberta, feita no outono de 2021 a bordo do navio de investigação RV Alkor, revelou uma parede composta por 1.670 pedras que se estendia por 1 km.
As pedras, que ligavam vários pedregulhos grandes, estavam quase que perfeitamente alinhadas, fazendo parecer improvável que a natureza tivesse moldado a estrutura. Depois que os pesquisadores notificaram a Secretaria de Estado de Cultura e Conservação de Monumentos de Mecklenburgo-Pomerânia Ocidental sobre a descoberta, foi lançada uma investigação para determinar o que poderia ser a estrutura e como ela foi parar no fundo do Mar Báltico. Equipamentos de mergulho e um veículo subaquático autônomo foram utilizados para estudar o local. A equipe determinou que o muro foi provavelmente construído por comunidades da Idade da Pedra para caçar renas há mais de 10 mil anos. Um estudo que descreve a estrutura foi publicado na segunda-feira (12) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, evidenciando a importância da megaestrutura da Idade da Pedra.
A relevância da megaestrutura da Idade da Pedra
O arranjo metódico das numerosas pequenas pedras que conectam grandes blocos contradizem a ideia de origem natural do muro de pedra… Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
Fonte: © CNN Brasil