Suposto acordo com Samsung: Microsoft lança dispositivos de realidade mista (VR/AR) da próxima geração, por volta de 2026. Plataforma: reality mista. Equipe responsável: headsets. Tecnologia: micro-OLED. Preço: mais acessível. Termos: plataforma, reality mista, headsets, VR, AR. Dispositivos: próxima geração. Tecnologia: OLED, micro. Preço: acessível.
No final do ano passado, comentamos como a Microsoft decidiu não dar continuidade ao Windows Mixed Reality, um ambiente que combinava elementos de realidade mista em seus headsets.
A decisão da Microsoft de encerrar o Windows Mixed Reality não significa o fim da mistura de realidade virtual e realidade aumentada no mercado de tecnologia.
Microsoft Investe em Dispositivos de Realidade Mista de Próxima Geração
Depois, em junho deste ano, cortes na equipe responsável pelo HoloLens 2 foram outro golpe duro neste ramo. No entanto, na contramão dessas notícias, os headsets de realidade mista, ou seja, quando há uma ‘mistura’ entre realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), podem voltar a aparecer na Microsoft.
O site coreano The Elec revelou que a empresa encomendou monitores de micro OLED da Samsung para fabricar ‘dispositivos de realidade mista de próxima geração’ que poderão estar prontos em 2026. Embora a maioria dos detalhes não esteja disponível, o fone de ouvido da Microsoft estaria focado em ‘aproveitar ou assistir conteúdo’ em vez de explorar o metaverso. Este seria um dispositivo voltado para o consumidor, em vez de uma ferramenta de produtividade como o HoloLens.
Microsoft Poderia Retomar Espaço no Ramo da Realidade Mista
Leia mais: O que é e como funciona a tecnologia de realidade mista (AR e VR) Apple Vision Pro é usado em cirurgia no Brasil Você trocaria? Meta aposta que óculos com hologramas substituirão celulares Plataforma da Microsoft que permitia acessar o Windows com headset foi descontinuada em 2023 (Imagem: Microsoft) Microsoft poderia retomar seu espaço no ramo da realidade mista. A Microsoft atualmente não tem muita presença no espaço de realidade mista.
O chefe da divisão, Alex Kipman, deixou a Microsoft em meados de 2022 após alegações de má conduta, e com as demissões em junho deste ano na equipe do HoloLens, a divisão responsável pelos headsets passou por uma reestruturação não especificada. O fim do suporte da Windows Mixed Reality também fez a empresa seguir um caminho de explorar sua tecnologia nos headsets de outras empresas ao invés de investir em um modelo seu. Tal postura se viu com seus aplicativos de produtividade no Apple Vision Pro e aplicativos do ‘Windows Volumetric’ para o Meta Quest.
Se os boatos se confirmarem, é sinal de que a Microsoft entraria novamente no mercado de headsets de realidade mista de uma forma que antecipasse e reagisse aos movimentos de seus concorrentes.
Expectativas para o Mercado de Realidade Mista
Espera-se que a Apple fabrique um Vision Pro de preço mais acessível, que poderá ser lançado no final de 2025. Google e Samsung já disseram que sua plataforma para headsets será revelada antes do final deste ano, enquanto o Quest 4 e o Quest Pro 2 da Meta podem chegar respectivamente em 2026 e 2027. A equipe do HoloLens, headset de realidade mista, sofreu cortes este ano – Foto: Divulgação/Microsoft.
Fonte: @Olhar Digital