ouça este conteúdo
Parceria Setec-Capes oferece 25.000 vagas gratuitas em 3 cursos pós-graduados lato sensu para educadores profissionais. Inclusão, democratização do ensino: educação inclusiva, tecnológica, a distância e letramento digital. Parceria capacita gestores, conforme PNFP. #FormaçãoProfissional #DigitalLiteracy
O ciclo de oficinas pedagógicas do curso Docência na Educação Profissional e Tecnológica teve início nesta terça-feira, dia 16 de julho, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e a MEC. A iniciativa visa promover aprimoramento e capacitação para profissionais da área educacional, fortalecendo assim a qualidade do ensino oferecido.
A ação conjunta entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) e o Ministério da Educação reflete o compromisso do governo com a valorização e desenvolvimento da educação no país. Essas parcerias estratégicas são fundamentais para impulsionar a formação de professores e a melhoria contínua dos processos educacionais, impactando positivamente a sociedade como um todo.
MEC (Ministério da Educação) promove parceria para capacitação em educação profissional e tecnológica inclusiva
A iniciativa do MEC (Ministério da Educação) visa capacitar as instituições públicas de ensino superior aprovadas no Edital nº 25/2023. Ao todo, serão ofertadas 8.450 vagas, a partir de outubro deste ano. A secretária de Educação Profissional e Tecnológica substituta do Ministério da Educação, Carla Jardim, destacou que, além dessa especialização, o MEC planeja ofertar mais duas até 2025, totalizando 25 mil novas vagas para profissionais da Educação.
‘Nossa meta é expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional, alcançando os locais mais remotos do país. A parceria entre Setec e Capes, em conjunto com o MEC, possibilitará a capacitação em municípios do interior, sem a necessidade de deslocamento para as grandes capitais’, afirmou Carla Jardim. Ela ressaltou o investimento em andamento do Governo Lula na valorização dos trabalhadores da educação.
A diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, do MEC, Patrícia Barcelos, enfatizou que as capacitações estão alinhadas com a Política Nacional de Formação de Profissionais para a Educação Profissional e Tecnológica. ‘Com a expansão da rede, haverá uma maior demanda por profissionais da educação atuando nas redes públicas. Por isso, o MEC pretende intensificar os investimentos na docência, nos professores e na formação de gestores’, concluiu.
Expansão da formação e oferta de cursos gratuitos pelo MEC
Atendendo à Política Nacional de Formação de Profissionais para a Educação Profissional e Tecnológica, o MEC planeja ofertar 25 mil vagas em 3 cursos gratuitos de pós-graduação lato sensu até 2025. Isso contribuirá para a democratização do ensino, da educação a distância e do letramento digital.
As capacitações beneficiarão profissionais atuantes na educação profissional e tecnológica, com foco em docentes, gestores educacionais, servidores e funcionários dos sistemas de ensino público. O curso de Pós-Graduação lato sensu em Docência na educação profissional e tecnológica terá início em outubro deste ano, com os editais de seleção previstos para serem publicados até setembro de 2024.
Em março de 2025, serão implementados mais dois cursos de especialização: Gestão na educação profissional e tecnológica, com 7.800 vagas, e Educação a Distância na educação profissional e tecnológica, com 8.750 vagas.
Participantes e representantes no evento do MEC
A abertura do evento contou com a presença da secretária de Educação Profissional e Tecnológica substituta, Carla Jardim; da diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, Patrícia Barcelos; do diretor de Educação a Distância da Capes, Rodrigo Amorim; da presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Soraya Pereira; e da docente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Elisabete Duarte, representando o.
Fonte: © MEC GOV.br