© 2023: Dólar caiu no mercado financeiro, mas subiu em relação ao peso mexicano devido a dados melhores.
A desvalorização do dólar em relação a outras moedas principais foi notada, com pouca influência na expectativa da decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Houve uma pequena recuperação da moeda após a divulgação de dados positivos nos Estados Unidos, mas sem mudança significativa na tendência. O euro, por outro lado, teve um leve aumento, com os investidores analisando informações que apontavam para um cenário desfavorável na região da moeda comum.
A movimentação do dinheiro no mercado tem sido impactada pela volatilidade das moedas, com os investidores buscando alternativas para alocar seu capital de forma mais segura. A expectativa em relação às decisões dos bancos centrais tem influenciado diretamente a circulação do numerário, gerando um cenário instável para os ativos financeiros.
Moeda mexicana se valoriza, mas crescimento do PIB abaixo do esperado limita ganhos
Entre as moedas emergentes, o peso mexicano teve um desempenho positivo, mas os ganhos foram moderados devido à leitura inferior às expectativas do Produto Interno Bruto (PIB) do México.
Dólar em alta e euro em avanço no fim da tarde em Nova York
No fim da tarde em Nova York, o dólar estava em ascensão, atingindo 147,64 ienes, enquanto o euro avançava para US$ 1,0845 e a libra tinha uma queda para US$ 1,2693. O índice DXY, que mede o dólar em comparação com uma cesta de moedas fortes, encerrou em baixa de 0,20%, atingindo 103,397 pontos.
Análise do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro e projeções para a economia global
O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro permaneceu estável no quarto trimestre de 2023 em comparação com os três meses anteriores. A Capital Economics projeta estagnação no primeiro semestre devido aos efeitos do aperto monetário do Banco Central Europeu (BCE). O Commerzbank ressaltou que não há motivos para celebração, considerando uma recuperação improvável no resto do ano.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) atualizou as projeções para a economia global, esperando agora um crescimento de 3,1% em 2024. O Fundo elevou a expectativa para o crescimento dos EUA neste ano, de 1,5% para 2,1%, enquanto cortou a da zona do euro, de 1,2% para 0,9%.
Indicadores econômicos dos EUA e análise da situação do Fed
Na agenda dos EUA, a abertura de postos de trabalho subiu para 9,026 milhões em dezembro, superando as expectativas. O índice de confiança do consumidor do Conference Board avançou para 114,8 em janeiro, após previsão de 113,3. Após os dados, o monitoramento do CME Group mostrou uma redução na chance de o Fed cortar os juros em março.
Impacto do PIB do México no desempenho da moeda
O peso mexicano reduziu ganhos frente ao dólar após o anúncio de que o PIB preliminar do quarto trimestre cresceu 2,4% na comparação anual, abaixo da previsão de avanço de 3,4% dos analistas ouvidos pela FactSet. No horário citado, o dólar recuava para 17,1790 pesos mexicanos.
Fonte: © Jornal De Brasília
Comentários sobre este artigo