ouça este conteúdo
Ontem, um caso de morte suspeita apresentou-se à polícia. Termos: peeling, de fenol, preparação, para peeling, funcionou, clínica, reação, instante, arranhado, rosto, intensa, dor, quemação, nervoso, poucos, minutos, serviço de atendimento móvel (SAMU), urgente. Não teve preparação, evaporou frasco de fenol.
Em consequência do ‘peeling de fenol’, a família de Henrique Chagas, de 27 anos, enfrenta um momento de luto após o trágico incidente ocorrido durante o procedimento em uma renomada clínica de estética. O namorado do jovem, Marcelo Camargo, revelou em uma entrevista recente ao ‘Terra Agora’ que a reação de Henrique foi imediata ao término do peeling de fenol.
Os riscos envolvidos em um tratamento de fenol são sempre uma preocupação, e a fatalidade que ocorreu com Henrique Chagas serve como um alerta para a importância de pesquisar e entender completamente os possíveis efeitos colaterais de qualquer procedimento de peeling antes de se submeter a ele. A segurança e a saúde dos pacientes devem ser prioridade em todas as etapas do tratamento de fenol.
Preparação para peeling de fenol
Segundo Marcelo, uma funcionária da clínica Studio Nátalia Becker ‘começou a riscar a pele’ de Henrique antes do rapaz começar o peeling. ‘Eu fiquei junto o tempo todo desse procedimento. Parecia que um gato tinha atacado ele com força, estava todo arranhado. Ele foi arranhando todo o rosto’, relembrou. Ao entrar na sala, a esteticista Natália Becker pediu para que Marcelo saísse do recinto para não ser afetado pelo cheiro do fenol. ‘Ela estava com a porta fechada e, mesmo assim, lá de fora, eu senti realmente um cheiro muito forte e desagradável. Imaginei que fosse realmente o fenol’, descreveu. Apenas 50 minutos depois, Marcelo voltou a fazer contato com Henrique, que já estava reclamando de ‘muita dor, queimação e ardência’. ‘Ele estava tremendo demais, tremendo muito. Parecia estar muito nervoso’, apontou.
Reação instantânea ao peeling de fenol
Não demorou muito tempo para que o jovem começasse a passar mal: ‘Continuamos juntos ali, conversando, e do nada ele apertou o meu braço, arregalou o olho, já travou a respiração, ficou sufocado e apagou’. Pouco depois, Natália e suas assistentes retornaram à sala e, segundo Marcelo, não sabiam o que fazer. ‘Ela estava bastante nervosa, sem preparo nenhum’, declarou. Nessa hora, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado, mas, quando os socorristas chegaram, Henrique já estava morto. ‘Ele já não tinha mais nem batimento e nem pulsação’, lamentou.
Procedimento de peeling de fenol e desfecho trágico
Ele acrescentou que não viu mais Natália no local: ‘Ela evaporou e o frasco de fenol também desapareceu da clínica’. Ao fim da entrevista, Marcelo relembrou que Natália Becker ressaltou várias vezes que ‘poderia realizar [o procedimento], porque era um produto mais fraco’. ‘Hoje, a gente sabe que nem esteticista ela parecia ser’, finalizou. Atualmente, a clínica está fechada por decisão da prefeitura de São Paulo. Segundo o órgão, ela não estava autorizada a realizar peeling de fenol.
Tratamento de peeling de fenol e consequências graves
De acordo com o boletim de ocorrência, o namorado da vítima contou que Henrique queria fazer o procedimento para reduzir marcas no rosto e, após pesquisas, acabou escolhendo a clínica de Natália. O ‘peeling de fenol’ é indicado para o tratamento de rugas e flacidez, mas também usado para tratar melasma e marcas de acne. Ainda em depoimento, o companheiro relatou que a vítima teria passado por uma limpeza de pele e uma aplicação de anestésico seguida de uma raspagem para receber o composto orgânico (fenol). Ao fim do procedimento, ele teria sido avisado por Natália que tinha sido ‘um sucesso’ e que Henrique teria ‘suportado a dor com certa tranquilidade’. Henrique Chagas teria encontrado a
Fonte: @ Hugo Gloss