Um ator, 75 anos, teve cirurgia craniana em quarta-feira, 16, para drenar hematoma intracraniano. Condição traumática, evolução lenta e crônica, estado de saúde estável, complicada, risco alto, possível dano progressivo, óbito possível, reação rápida, lesão de vasos e veias pequenos, quieto AVC, declínio cognitivo, começa a esquecer, comportamento alterado.
O renomado ator Tony Ramos, de 75 anos, deu entrada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, após ser diagnosticado com um hematoma subdural. A equipe médica, liderada pelo neurocirurgião renomado Dr. Paulo Niemeyer Filho, realizou uma cirurgia emergencial para tratar o hematoma subdural com sucesso. A intervenção foi concluída com êxito, trazendo alívio para a família e os fãs do artista.
Após a cirurgia para drenar o hematoma subdural, Tony Ramos encontra-se em fase de recuperação no Hospital Samaritano. Os médicos estão monitorando de perto seu estado de saúde para garantir que não haja complicações decorrentes do sangramento intracraniano. A família do ator agradece o apoio e as mensagens de carinho dos fãs durante esse período desafiador.
Informações sobre o hematoma subdural
O estado de saúde do paciente permanece estável, conforme o comunicado médico recente. O Hospital Samaritano Botafogo divulgou que o renomado ator Tony Ramos passou por uma intervenção cirúrgica para drenagem de hematoma subdural no dia de hoje. A nota emitida pela assessoria de imprensa do hospital na noite de quinta-feira (16) informou que o ator foi hospitalizado após sentir-se mal pela manhã e cancelar compromissos de gravação.
Detalhes sobre a cirurgia de Tony Ramos
Tony Ramos foi submetido à cirurgia cerebral para tratar o hematoma subdural, uma condição que pode ser aguda ou crônica. O neurocirurgião Carlo Petitto, especialista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), explicou que o hematoma subdural agudo é geralmente resultado de um evento traumático, com uma evolução bastante complicada. É considerado uma emergência médica devido ao alto risco de sequelas, danos e até mesmo óbito se não for tratado prontamente.
Aspectos do hematoma subdural crônico
Por outro lado, o hematoma subdural crônico, como provavelmente é o caso de Tony Ramos, é mais comum em pessoas mais velhas e costuma ser causado por lesões em pequenos vasos sanguíneos, conhecidos como ‘veias em ponte’. Esse tipo de sangramento é lento, resultando em uma evolução lenta e crônica do hematoma, sem causar danos diretos ao cérebro.
Sintomas e evolução do hematoma subdural crônico
Os sintomas do hematoma subdural crônico muitas vezes se assemelham aos de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) de progressão gradual. Fraqueza em membros, dificuldade de coordenação, declínio cognitivo, mudanças de comportamento e dores de cabeça leves são comuns. Esses sinais podem passar despercebidos no dia a dia, mas indicam a necessidade de atenção médica imediata para evitar complicações.
Fonte: © Revista Quem