Secretaria de Justiça do Piauí confirma segurança do local na penitenciária com barra de ferro neste domingo.
Via @portala10mais | A Secretaria de Justiça do Piauí informou nesta segunda-feira (19) que um grupo de 17 detentos conseguiu escapar da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núnez, localizada no município de Bom Jesus, no interior do Piauí, durante a noite de domingo (18). Segundo as autoridades, eles fugiram de uma única cela, utilizando uma barra de ferro para abrir a grade.
As autoridades relataram que assim que perceberam a ausência dos presos, fugiram imediatamente para iniciar as buscas. Até o momento, nenhum dos fugitivos foi recapturado ou localizado, e as investigações estão em andamento para esclarecer os detalhes da evasão.
Detentos burlam segurança para fugir
A reportagem apurou que os detentos burlaram a barra de ferro que servia de fechadura nas portas das celas. Conseguiram perfurar a parede com um objeto pontiagudo até alcançarem o lado de fora do presídio. A segurança do local foi comprometida com facilidade.
A Sejus informou que, desde a ocorrência, todas as forças de segurança do Estado já entraram em ação em diligências para a recaptura dos foragidos. Recentemente, o superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), delegado Matheus Zanatta, declarou à TV Antena 10 que as polícias Civis, Militar e Rodoviária Federal já foram acionadas para realizar policiamento nos arredores da penitenciária.
Os detentos mais procurados são Augusto Ivan Ferreira Abade, Rosivaldo Florentino, Celio Moreira da Silva, Valter Pereira de Santana Junior, Sabino Rodrigues de Souza Neto, Ruan Pinheiro da Guia e tantos outros. A segurança do local não foi suficiente para mantê-los presos.
As buscas voluntárias da população são muito importantes. A polícia pede que, caso as pessoas tenham informações dos foragidos, poderão contactar a Administração Penitenciária através do telefone 86 99488 8133 ou demais forças de segurança através do 190. Todos precisam contribuir com informações para as recapturas dos fugitivos.
‘Estamos trocando informações com a Secretaria de Justiça e unindo forças para recapturar esses presos. Ainda é cedo para dizer a dinâmica da fuga, depende da instrução probatória e de abrirmos um inquérito para saber o que motivou essa fuga’, disse o superintendente.
Os detentos que fugiram são:
- Anderson da Costa
- Jocielda Silva
- Matheus Alves Barreto
- Joao Marcos Pereira
- Willian Gama de Souza
- Marcel Gomes
- RAFAEL DO NASCIMENTO SILVA
Após a fuga dos presos, um novo policiamento foi instaurado no estado do Piauí. As forças de segurança também reforçaram suas equipes para realizar a vigilância. O delegado ainda relatou que é preciso uma estrutura física e uma equipe de pessoal que seja capaz de manter a segurança das pessoas.
O presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, relatou: ‘No ano passado foram mais de 1000 presos a mais nas unidades prisionais do estado, diminuindo o efetivo. Aumentou o policiamento militar e civil, corretíssimo, mas esquecendo da ponta do iceberg da Segurança Pública.’ Seriam essenciais condições estruturais e pessoal, segundo ele.
Presos sumiram da penitenciária no Piauí
Detentos que atuavam utilizando os nomes de:– Marcelo Gomes– Rafael do Nascimento SilvaFora: Marcelo GomesRafael do Nascimento Silva
Fonte: © Direto News