Quarenta novos profissionais da Força Nacional do SUS de emergência atuarão simultâneamente em prioridades estaduais, reforçando atendimentos, ampliando assistência e gerindo équipe em campos de operação. Indígenas incluídos. Profissionais atuaram em saúde, volantes em locais classificados, comunicação importante.
Neste domingo (26), foram recebidos 30 novos voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) no Rio Grande do Sul, com o objetivo de fortalecer as ações de apoio e expandir os serviços de saúde no local, que enfrentou graves consequências devido às fortes chuvas que atingiram a região.
Além disso, a chegada dos novos profissionais da FN-SUS representa um importante reforço na capacidade de resposta às emergências de saúde pública, contribuindo significativamente para a recuperação e reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes no estado.
Novos voluntários fortalecem a equipe da FN-SUS
Novos voluntários, incluindo emergencistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), estão se unindo à equipe para reforçar os atendimentos nos hospitais de campanha montados pelo Ministério da Saúde em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A inclusão de novas categorias, como técnicos de enfermagem, visa ampliar a capacidade de assistência.
A enfermeira Alany Andrade, de Aracaju, Sergipe, membro da equipe de gestão da FN-SUS, destaca a importância da chegada dos novos profissionais. Equipes volantes, compostas por médicos e enfermeiros, poderão atuar simultaneamente em locais prioritários no estado.
‘Estes novos profissionais vão integrar nossos campos de operação para agregar às equipes e substituir algumas pessoas que já estão saindo de campo durante esses dias’, explicou Alany.
Dos 40 profissionais, 10 serão destinados ao Hospital de Campanha de Canoas, 11 à equipe volante de Canoas, dois ao Posto 8 de Canoas, 11 ao Hospital de Campanha de Novo Hamburgo, dois ao Hospital de Campanha de Porto Alegre, dois na saúde indígena e mais dois na gestão e comunicação.
Desde o dia 5 de maio, a Força Nacional do SUS realizou mais de 5 mil atendimentos no Rio Grande do Sul. Novos profissionais voluntários estão se juntando à equipe para ampliar esses números e garantir assistência a quem mais precisa.
Novos profissionais, como Talita Freitas, do Distrito Federal, estão se preparando para integrar as ações da FN-SUS. Com cinco anos de experiência em atendimento de emergência, Talita se sente pronta para contribuir. ‘Eu sou especialista em Saúde da Família e vou compor a equipe volante. Estou preparada para executar exatamente o que fui formada’, afirmou.
Thais de Mota Alves, de Campina Grande, na Paraíba, traz sua experiência em situações de emergência para colaborar com a FN-SUS. ‘Estou aqui para ajudar da melhor forma possível, pois a FN-SUS está onde o Brasil precisa’, ressaltou.
O médico Marcel Luiz de Moraes de Oliveira, da Bahia, destaca a importância de cuidados especiais com as populações indígenas. ‘É o momento de pensarmos enquanto país, enquanto nação. Temos gente de todo o Brasil aqui, e todos devem se unir para garantir assistência a todos, independentemente de diferenças’, enfatizou.
Fonte: @ Ministério da Saúde