ouça este conteúdo
Lunistício: aparição aprox. a cada 18 anos. Paralisação lunar, ciclo lunar, ponto extremo, Lua nasce e póre ao vivo, estrelas alignadas, movimento lunar – transmissão.
A ‘paralisão lunar’ está prestes a começar a partir desta sexta-feira (21), trazendo consigo um espetáculo celestial único. Apesar de ser visível apenas do Hemisfério Norte, é possível acompanhar essa incrível manifestação da natureza através de transmissões on-line. A paralisão lunar é um fenômeno raro que ocorre aproximadamente a cada 18 anos, com previsão de se estender até meados de 2025, atingindo seu ápice em janeiro do próximo ano.
O lunístico evento da ‘paralisão lunar’ é aguardado com grande expectativa pelos entusiastas da astronomia e curiosos do mundo todo. A cada ciclo, a Lua surge e se põe em pontos estratégicos do céu, prolongando sua visibilidade e criando a ilusão de que está imóvel durante a noite. Essa sensação mágica de contemplar a Lua ‘paralisada’ no firmamento é verdadeiramente fascinante e inspiradora.
Explorando a Paralisão Lunar: Um Fenômeno Lunístico
‘Qual é a distinção entre o solstício de verão e o solstício de inverno? Descubra quem é o biólogo defensor do boto-cor-de-rosa na Amazônia. Adentre o lado oculto e enigmático da Lua. O que exatamente é o lunistício? Assim como o Sol, a Lua surge no leste e se põe no oeste. No entanto, contrariamente ao Sol, o nascer e o pôr da Lua variam mais para o norte ou para o sul ao longo do mês e dos anos. A cada ciclo lunar de 18,6 anos, o satélite emerge no ponto mais extremo ao norte e se põe no ponto mais extremo ao sul — desencadeando a conhecida ‘paralisacão lunar’, que permanece mais tempo visível no céu.
A última vez que um lunistício aconteceu foi em 2006, porém sua duração não se limita a um final de semana e deve continuar sendo observado até 2025. Como testemunhar o lunistício? O lunistício de 2024 será visível exclusivamente do Hemisfério Norte e não poderá ser avistado nos céus do Brasil. Contudo, uma transmissão ao vivo diretamente de Stonehenge, na Inglaterra, oferece a oportunidade de acompanhar a trajetória da Lua nesta noite de sexta-feira (21).
A transmissão tem início às 17h30, horário de Brasília, desta sexta-feira, e você pode sintonizar aqui: ‘Paralisão Lunar’: descubra como presenciar o fenômeno ao vivo nesta sexta (21). A seleção do local ocorre pouco após a divulgação de um estudo que sugere que a construção do monumento de Stonehenge — envolto em muitos enigmas — está conectada à movimentação da Lua no céu e especificamente ao lunistício.
Pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra, investigam o fato de que parte das pedras de Stonehenge se alinha perfeitamente com as extremidades da Lua durante o período de paralisão lunar. A NASA planeja construir uma ferrovia na Lua até 2030; saiba mais sobre esse projeto ambicioso. Acompanhe de perto as estrelas alignadas e a movimentação da Lua neste evento único.’
Fonte: © CNN Brasil