Pesquisa da Loft: Butantan e Pirituba lideram zona Oeste, Norte, primeiro trimestre, últimos 5 anos, vendidas unidades, ITBI, pré-prefeitura, dados, transações, empreendimentos, obras, Cidade Universitária (USP), metrô Linhas 4-Amarela e 6-Laranja, MRV, apartamentos menores.
Uma pesquisa recente realizada pela empresa de consultoria imobiliária revelou que os bairros da região central de São Paulo estão experimentando um aumento significativo na venda de imóveis. No período de cinco anos, houve um crescimento notável no número de apartamentos vendidos nos bairros mais tradicionais da cidade, como a Bela Vista e a Consolação. Esses bairros históricos estão se tornando cada vez mais populares entre os compradores em busca de localizações privilegiadas.
Além dos bairros mais tradicionais, os bairros residenciais localizados nas zonas periféricas da cidade também estão atraindo a atenção dos investidores imobiliários. Os bairros populares e as comunidades emergentes estão se tornando destinos procurados por aqueles que desejam investir em bairros nobres em ascensão. A diversidade de opções de bairros residenciais em São Paulo reflete a variedade de preferências e necessidades dos compradores em busca de um novo lar na cidade.
Transformações em Bairros Residenciais de São Paulo
Pirituba, localizado na Zona Norte, surge em destaque, com um crescimento expressivo de 87,7% ao longo de cinco anos. Outro bairro residencial da Zona Norte, o Tucuruvi, aparece como a terceira comunidade que mais ampliou as vendas, alcançando um aumento de 84%. Confira a lista completa a seguir.
A pesquisa se baseia em dados da prefeitura de São Paulo e abrange todas as transações que envolveram o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). O bairro do Butantã está passando por significativas mudanças, com diversos empreendimentos recentemente entregues ou em fase de obras. A região começou a atrair mais investimentos após a inauguração da Linha 4-Amarela do metrô, em 2011. Sendo o local da Cidade Universitária, da USP, também tem atraído muitos estudantes.
Pirituba está previsto para receber novas estações de metrô nos próximos anos, com a chegada da Linha 6-Laranja, e tem sido alvo de grandes projetos imobiliários, como o Gran Reserva Paulista e o Cidade Sete Sois, ambos da construtora MRV.
Em média, na cidade de São Paulo, o número de unidades vendidas aumentou em 22,3% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o início de 2019. O levantamento indica que o maior crescimento nas vendas foi observado nos imóveis menores, com até 90 metros quadrados de área total. A classificação da prefeitura considera tanto a área privativa quanto as frações da área comum pertencentes a cada unidade. O aumento nas vendas desses apartamentos foi de 43,7%, em contraste com um aumento de 7% nas unidades com mais de 140 metros quadrados, classificadas como grandes pela pesquisa.
De acordo com Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft, diversas medidas explicam o aumento significativo na venda de imóveis menores. ‘O Plano Diretor incentivou a construção de apartamentos menores próximos às principais vias de locomoção. Durante a pandemia, a venda de apartamentos menores foi afetada, pois as pessoas preferiram imóveis maiores devido ao isolamento’, explica. ‘Com a reabertura, os imóveis menores voltaram a se destacar, devido à grande quantidade deles em localizações privilegiadas. Além disso, o financiamento tornou-se mais oneroso, favorecendo imóveis com preços finais mais baixos’, acrescenta.
Top 10 Bairros com Maior Crescimento nas Vendas em 5 Anos
– Butantã: 88,2%
– Pirituba: 87,7%
– Tucuruvi: 84%
– Vila Mariana: 69,4%
– Liberdade: 62,5%
– Morumbi: 60,8%
– Vila Matilde: 60,8%
– Freguesia do Ó: 51,2%
– Campos Elíseos: 48,9%
– Paraíso: 43,5%
Fonte: @ Valor Invest Globo