ouça este conteúdo
Ferramenta prioriza áreas susceptíveis a exposição populacional a poluentes, identificadas pelas atividades econômicas/sociais, poluentes do ar, impactos, mudanças climáticas, fatores socioambientais, alterações de qualidade de vida, áreas prioritárias.
O novo Painel de Vigilância lançado pelo Ministério da Saúde, em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente, traz inovações tecnológicas para garantir a segurança e bem-estar da população. Com a utilização dessa ferramenta, será possível acompanhar em tempo real os níveis de poluição atmosférica em diversas regiões do país, permitindo a tomada de medidas preventivas e corretivas.
Além de monitorar a qualidade do ar, o Painel de Vigilância também tem o objetivo de identificar fontes de poluição e avaliar a exposição da população a esses agentes nocivos. Com essas informações em mãos, será possível desenvolver estratégias mais eficazes para combater a poluição e promover um ambiente mais saudável para todos.
Painel de Vigilância: Identificação de Áreas Prioritárias
O Painel de Vigilância Vigiar tem como objetivo monitorar e identificar áreas com maior exposição à poluição atmosférica, visando a formulação de políticas públicas e ações de saúde ambiental. Além disso, busca aprimorar a qualidade das informações e fortalecer a vigilância em saúde em todo o país. A plataforma fornece estimativas dos impactos na saúde humana relacionados à exposição ao material particulado fino (MP2,5) em municípios com população adulta superior a 10 mil habitantes.
Painel de Vigilância: Priorização de Áreas e Atividades Sociais
De acordo com o Ministério da Saúde, o Painel Vigiar identifica e prioriza áreas no Brasil onde atividades econômicas ou sociais podem expor a população aos poluentes do ar. Situações críticas incluem regiões afetadas por queimadas e incêndios florestais, áreas urbanas com alta concentração de poluentes, locais com intensa atividade industrial, ambientes internos com poluição do ar e os impactos das mudanças climáticas na qualidade do ar.
Painel de Vigilância: Fatores Socioambientais e Qualidade de Vida
O Painel considera aspectos socioambientais essenciais para a saúde e qualidade de vida da população. Fatores como pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social são fundamentais para avaliar os impactos da poluição do ar e promover a saúde da população. Esses elementos desempenham um papel crucial na análise dos efeitos da exposição à poluição atmosférica.
Fonte: @ Agencia Brasil