ouça este conteúdo
“Em março, 272mil vagas de emprego abertas no país, superando a média mensal e o esperado de 190mil, de acordo com o relatório Jolts.” (148 caracteres)
Note: The character count includes spaces and punctuation marks.
Em maio, os Estados Unidos registraram a criação de 272 mil novos empregos, um aumento significativo em relação ao mês anterior. O relatório de payroll apontou um desempenho robusto do mercado de trabalho, superando as projeções dos analistas. Essa forte expansão no emprego reflete a contínua recuperação da economia.
Nesse contexto de crescimento, as folhas de pagamento apresentaram um aumento expressivo, indicando uma tendência positiva para o mercado de trabalho. A criação de novos postos de trabalho demonstra a resiliência da economia e a confiança dos empregadores no futuro. É um sinal encorajador para a recuperação econômica em curso.
Payroll: Dados Atuais do Mercado de Trabalho nos EUA
O número de vagas de emprego em folhas de pagamento nos Estados Unidos também fica acima da média mensal de geração de empregos dos últimos 12 meses, que foi de 232 mil. Em maio, o salário médio por hora de todos os empregados em folhas de pagamento privadas não agrícolas registrou um aumento de 0,4%, atingindo US$ 34,91. Nos últimos 12 meses, o salário médio por hora teve um crescimento de 4,1%. A taxa de desemprego permaneceu estável em 4%.
Os sinais de enfraquecimento ou força do mercado de trabalho são cruciais para determinar a necessidade de estímulos do banco central americano, o Federal Reserve (Fed), e se há espaço para cortes de juros. Um passo em falso nesse sentido poderia implicar em mais inflação. A meta inflacionária de 2% ao ano tem sido um desafio para o Fed.
O payroll é um dos dados mais completos sobre o mercado de trabalho nos EUA e contradiz informações relevantes divulgadas recentemente, que apontaram uma desaceleração e ficaram aquém das expectativas. O relatório Jolts, revelado na terça-feira, indicou que o número de vagas de trabalho em aberto na economia dos EUA teve uma redução em abril, chegando a 8,1 milhões, em comparação com os 8,4 milhões revisados de março. Esse valor ficou abaixo das expectativas dos analistas, que aguardavam 8,3 milhões, e foi o mais baixo desde fevereiro de 2021.
Por outro lado, o relatório ADP, divulgado na quarta-feira, mostrou que o número de vagas de empregos criadas no setor privado em maio desacelerou, encerrando o mês em 152 mil. Em abril, esse número havia sido de 188 mil, enquanto os analistas previam 175 mil para maio.
Na quinta-feira, os pedidos por seguro-desemprego nos EUA foram divulgados, avançando de 221 mil para 229 mil na semana encerrada em 1° de junho. Esse valor superou a previsão dos analistas, que esperavam 220 mil solicitações. A análise desses dados é essencial para compreender o panorama atual do mercado de trabalho e suas possíveis implicações econômicas.
Fonte: @ Valor Invest Globo