ouça este conteúdo
Conselheiro de administração do banco prevê crescimento acima de 2,5% (PIB) em 2024, sequência de reformas, baixa Selic, salários acima do mínimo. Futuro: grande emprego formal, sobrepasando expectativas, além de soluções fiscais e após queda de juros artificiais.
O crescimento econômico é um tema de grande relevância para o desenvolvimento do país. Em recente declaração, o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, André Esteves, destacou a importância de investimentos para impulsionar o crescimento econômico do Brasil.
Para alcançar uma expansão do PIB significativa, é fundamental adotar medidas que promovam o crescimento sustentável. O avanço econômico do país depende de políticas que estimulem a inovação e a produtividade, contribuindo assim para o contínuo progresso econômico da nação.
Otimismo com o Crescimento Econômico
Em painel do Fórum Esfera Guarujá 2024, o banqueiro reconheceu a importância da questão fiscal para o futuro da economia brasileira. Ele destacou a sequência positiva de crescimento nos últimos anos, projetando um avanço econômico superior a 2,5% para este ano.
Expansão do PIB e Progresso Econômico
O banqueiro ressaltou que nunca antes houve uma proporção tão grande de trabalhadores ganhando acima do salário mínimo no emprego formal. Ele atribuiu a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) acima das expectativas às reformas implementadas, em especial a trabalhista.
Desafios e Perspectivas para o Crescimento
Para Esteves, a queda na taxa básica de juros (Selic) é um ponto de atenção. Ele alertou que qualquer artificialismo nesse processo poderia resultar em impactos negativos, com o retorno de taxas mais elevadas. O banqueiro enfatizou a importância de manter a trajetória de crescimento sustentável, considerando o futuro da economia brasileira.
Fonte: @ Valor Invest Globo