Calendário Econômico: PIB Brasil e EUA, PCE, Índice de Preços, atividade econômica, Indicador de inflação e PMIs.
O Calendário Econômico é uma ferramenta essencial para investidores que desejam estar por dentro do que irá impactar os mercados financeiros. Na próxima semana, estarão disponíveis indicadores do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e nos Estados Unidos, além do Índice de Preços (PCE), o indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed).
O acompanhamento da Agenda Econômica é fundamental para tomar decisões embasadas no mercado financeiro. Investidores devem estar atentos à Programação Econômica, que incluirá indicadores do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e nos Estados Unidos, além do Índice de Preços (PCE), o indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed), na próxima semana.
Ampliação do Calendário Econômico com Destaques da Tempo de Balanços
Além disso, o período será de continuidade da temporada de balanços, com destaques como a Berkshire Hathaway, Ambev, BRF, XP e Americanas.
CONFIRA: Calendário Econômico do Investing.com
Agenda Econômica
A segunda preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos referente ao quarto trimestre de 2023 será divulgada na quarta (28), enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o indicador completo brasileiro na sexta (01º).
‘No último trimestre de 2023, o ritmo de crescimento anual deve ter permanecido estável (em comparação com o trimestre anterior).
Em particular, estimamos que o setor de serviços manteve o crescimento anual de 1,8%, enquanto a indústria deve ter registrado alta anual 1,7% (ante 1,0% no 3T23) e o setor agropecuário deve seguir desacelerando, com alta de 5,6% (ante 8,8% no 3T23)’, destaca o Itaú BBA, que estima um PIB brasileiro de 2,9% para o ano como um todo, com agropecuária puxando boa parte da alta, seguida pelo setor de serviços e indústria.
ACOMPANHE: Calendário da Temporada de balanços
Programação Econômica
Outros dados importantes
O Índice de preços PCE de janeiro será divulgado na quinta (29), sendo o indicador de inflação favorito do Fed. A expectativa do ING é de uma alta de 0,4% em termos mensais para o núcleo.
‘Os mercados financeiros voltaram a fixar preços de 75-100 pontos base em cortes nas taxas de juro do Fed este ano, tendo favorecido 150-175 pontos base apenas há algumas semanas’, recorda o ING, em nota, mencionando a resiliência da atividade, do mercado de trabalho e da inflação, o que sugere uma ‘improvável uma mudança iminente’.
Na segunda (26), o Japão divulga o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Banco Central brasileiro informa dados de mercado aberto.
Na terça (27), é a vez do IBGE apresentar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de fevereiro, considerado a prévia da inflação oficial, além dos dados de setor externo do BC.
Na quarta (28), a Fundação Getulio Vargas apresenta o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) e a autoridade monetária brasileira as estatísticas monetárias e de crédito.
Na quinta (29), o IBGE divulga a taxa de desemprego brasileira e o Banco Central as estatísticas fiscais. PMIs dos EUA, Japão e China entram no radar. Na sexta (01º), a Zona do Euro vai contar com dados de desocupação nos países que fazem parte do bloco.
O fechamento da semana terá PMIs da Zona do Euro, Reino Unido, Brasil e novamente EUA.
Cronograma Econômico
Temporada de balanços
Os dados referentes ao quarto trimestre de 2023 serão apresentados por uma série de companhias brasileiras na próxima semana.
Na segunda (26), é a vez de AES Brasil (BVMF:AESB3), BRF (BVMF:BRFS3) e Americanas (BVMF:AMER3), sendo que a varejista brasileira apresenta dados referentes aos primeiros três trimestres do ano passado, o que foi adiado da segunda passada.
No mesmo dia, Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa), empresa de investimentos de Warren Buffett, apresenta primeiro balanço após a morte de Charlie Munger, investidor-sócio do megainvestidor.
Na terça (27), é a vez da XP (BVMF:XPBR31), Engie (BVMF:EGIE3), Marcopolo (BVMF:POMO4) e Porto Seguro (BVMF:PSSA3).
Na quarta (28), Suzano (BVMF:SUZB3), Ultrapar (BVMF:UGPA3), C&A Modas (BVMF:CEAB3), Odontoprev (BVMF:ODPV3), Intelbras (BVMF:INTB3), Kepler Weber (BVMF:KEPL3) e Salesforce.com (BVMF:SSFO34) (EUA).
Na quinta (29) é vez de Ambev (BVMF:ABEV3), Copel (BVMF:CPLE6), MRV (BVMF:MRVE3), Grendene (BVMF:GRND3) e HBR Realty (BVMF:HBRE3).
Na sexta (01º), Cosan(BVMF:CSAN3).
———————————————————————————————— Se você quer acompanhar a temporada de balanços para alavancar seus ganhos com empresas listadas no mercado nacional ou internacional, incluindo XP, Berkshire, Ambev e muitas outras, o InvestingPro é para você.
A plataforma contempla:
- Informações como projeções de lucro por ação (LPA) e receita das ações brasileiras e internacionais
- Histórico do que era previsto como LPA e receita e o que foi de fato reportado
- Gráficos que mostram a trajetória do dividend yield (DY) e perspectivas de pagamentos de dividendos
- Insights completos com as Protips.
São uma nova ferramenta do InvestingPRO, que fornecem insights rápidos e descomplicados sobre as companhias, visando otimizar e dar mais embasamento para a tomada de decisões dos investidores.
Leitores de nossas matérias têm acesso a um desconto especial de 10% nos planos Pro e Pro+ de um e dois anos. Basta usar o cupom INVESTIR.
Se tiver dúvidas ou problemas relacionados aos desconto, basta entrar em contato com a equipe.
Fonte: © BR Investing