Jerônimo Cortés, valenciano, agricultura, astrologia, Lua, plantar, cupim, nordestinos, almanaque, era medieval, Espanha, experiente © 2023
Porto da Pedra: Giovana Cordeiro se apaixona por nova fantasia Ao se deparar com a incrível fantasia da Porto da Pedra, Giovana Cordeiro não pôde conter sua admiração. A escola de samba, conhecida por suas produções grandiosas e inovadoras, mais uma vez surpreendeu a todos com suas criações únicas e deslumbrantes. A cada ano, a Porto da Pedra se consolida como uma das principais referências no carnaval brasileiro, atraindo olhares de admiradores e críticos de agricultura mundo.
A tradição e a inovação se encontram no desfile impecável da Porto da Pedra, que continua a encantar o público com sua energia contagiante. As cores vibrantes, os movimentos sincronizados e a alegria contagiante foram o ponto alto da apresentação da escola de samba, que mais uma vez conquistou o coração dos espectadores. A Porto da Pedra se destaca como uma das principais potências do carnaval, levando consigo a paixão e a emoção de uma comunidade unida pela música e pela festa.
Porto da Pedra: A Escola de Samba que Encanta
Como plantar, onde plantar, o comportamento dos insetos’, explica o carnavalesco Mauro Quintaes. À primeira vista, serão mostradas histórias populares: ‘Se a abelha agir assim vai chover; se o cupim age de outra maneira, é propício para plantação. Então, o livro é um orientador de vida’, concluiu.
O Lunário Perpétuo e Sua Importância Para os Nordestinos
Luís da Câmara Cascudo, porém, reforçou a importância da obra na vida das pessoas da região Nordeste do país. Segundo ele, o Lunário Perpétuo foi o grande livro companheiro de pessoas sofridas e trabalhadoras, pois a obra alfabetizou, orientou e guiou muitos nordestinos.
E isso deu samba! Valesca Popozuda está de volta a Unidos do Porto da Pedra ‘É um projeto gigante, um projeto de nove alegorias, o que não é comum hoje em dia no Carnaval. As pessoas estão economizando, mas aqui não está tendo economia.
A gente sabe que a nossa dificuldade é justamente se impor no Grupo Especial, porque o lugar da Porto da Pedra é no Grupo Especial’, garante Mauro Quintaes. Em síntese, Lunário Perpétuo é um almanaque que remete a era medieval, no século XIV. Além disso, foi escrito na Espanha, e depois de 200 anos, veio para o Brasil.
A Trajetória das Estrelas da Porto da Pedra
Em outras palavras, o carnavalesco explica: ‘O Lunário orientou os nordestinos, alfabetizou os nordestinos e deu uma guia de vida para que os nordestinos pudessem plantar, colher, se relacionar, conhecer as histórias e vivenciar o mundo de uma maneira diferente’, contou, por fim.
Desta forma, além desses trunfos, o Tigre de São Gonçalo levará pra Marquês de Sapucaí componentes dispostos amostrar a as garras. Entre eles, está a atriz Giovana Cordeiro, a Luna de Fuzuê.
Conforme OFuxico contou, a beldade estreia na folia como musa e, do mesmo modo que os demais componentes, promete se dedicar de corpo e alma ao desfile, sempre exuberante! Igualmente Valesca Popozuda, que retorna à agremiação após anos. A funkeira, em contrapartida, já foi rainha da bateria.
Ao contrário de Giovana, a Popozuda já é experiente, tendo passagens, também, em escolas de samba de São Paulo.
A Agremiação Unidos do Porto da Pedra: Detalhes de um Grande Desfile
- Enredo: Lunario Perpétuo
- Carnavalesco: Mário Quintaes
- Diretor de Carnaval: Aluizio Mendonça e Fabrício Montibelo
- Intérprete: Wantuir
- Mestre de Bateria: Mestre Pablo
- Rainha da bateria: Tati Minerato
- Mestre-sala e Porta-bandeira: Rodrigo França e Denadir Garcia
- Comissão de Frente: Junior Scapin
- Famosos: Giovana Cordeiro, Valesca Popozuda e Claudia Mauro
Olhe pro céu onde a lua vagueia
As estrelas brilham no chão
Sabedoria é a luz que clareia
Porto da Pedra no meu coração Sou seu lunário!
O esplendor da Escola de Samba Porto da Pedra e Seus Componentes
Conselheiro imortal!
Já ‘folheando’ cada ponto cardeal
Alquimia de almanaque (sou eu, sou eu)
Cada toque no atabaque (sou eu, sou eu) Quem acendeu as lamparinas desse céu?
No Brasil os retirantes são os astros de cordel
O sertão profetizou, cada flor do Cariri
A ‘ciência’ desse povo, eu não guardo só pra mim
Separei as folhas secas misturadas no pilão
Confiei à rezadeira uma nova oração
Fonte: © OFuxico