Para professores: questões de médio nível da Fundação Cesgranrio, com hífen de 2 horas, cabeçalhos oficiais, múltipla escolha, assuntos cobrados, leitura aprofundada, ideias organizadas. Nível de dificuldade: justified prefixo, concordância, uso correto de adjetivos.
O Concurso Nacional Unificado (CNU) incluiu uma etapa de prova de língua portuguesa para os concorrentes que buscam vagas que requerem apenas ensino médio. Os candidatos com formação superior foram submetidos a exames específicos.
Na prova de língua portuguesa do Concurso Nacional Unificado, os participantes demonstraram suas habilidades linguísticas em diferentes contextos. A avaliação foi elaborada para avaliar a competência dos candidatos na língua oficial do país.
Prova de Língua Portuguesa: Análise dos Gabaritos Oficiais
Veja os GABARITOS OFICIAIS e Baixe os CADERNOS DE PROVA. Para professores especializados na área, os assuntos cobrados e o nível de dificuldade das questões de português estavam dentro do esperado para uma prova elaborada pela Fundação Cesgranrio, apesar de essa ter sido a primeira edição do chamado ‘Enem dos concursos’. Segundo o professor Felipe Luccas, do Estratégia Concursos, ‘A gente nunca vai dizer que uma prova foi fácil, mas premiou quem estudou no perfil da banca.’
Ao todo, foram 15 questões de múltipla escolha de língua portuguesa, sendo seis relacionadas a um artigo do Ipea sobre ciência e tecnologia, e que cobravam interpretação textual. As outras nove foram perguntas sobre gramática. Na parte de gramática, a banca cobrou conhecimentos sobre hífen, adjetivos, concordância, prefixo e o uso do correto ‘onde’, entre outros assuntos.
A professora Adriana Figueiredo, também do Estratégia, explicou como fazer uma leitura aprofundada do texto para compreender, além do conteúdo, a forma como as ideias foram organizadas no artigo. Os participantes, de nível médio, tiveram 2h30 para responder as 15 questões e escrever uma redação, entre 25 e 30 linhas. Por isso, além de estudar o conteúdo, o candidato precisava treinar a gestão do tempo durante o preparo para a prova, explicam os professores.
À tarde, o concurso continuou, com mais 45 questões de múltipla escolha de matemática, noções de direito e realidade brasileira, que deveriam ser respondidas em até 3 horas. O modelo de prova utilizado para corrigir as questões foi o ‘gabarito 1’. Assim, dependendo do caderno que o candidato pegou no momento do exame, a ordem das questões e das alternativas estarão diferentes.
Correção da Prova de Português do CNU
Na correção da prova de português do Concurso Nacional Unificado, foram abordadas questões sobre recurso argumentativo, organização temática do texto, termo referente no texto, adjetivos, concordância, hífen, ‘portanto’, concordância nominal, prefixo e o uso do ‘onde’. Veja abaixo as respostas corretas para cada questão:
– Questão sobre recurso argumentativo / resposta: C
– Questão sobre organização temática do texto / resposta: B
– Questão sobre termo referente no texto / resposta: E
– Questão sobre adjetivos / resposta: E
– Questão sobre concordância / Resposta: A
– Questão sobre hífen / resposta: B
– Questão sobre ‘portanto’ / resposta: C
– Questão sobre concordância nominal / resposta: A
– Questão sobre prefixo / resposta: B
– Questão sobre o uso do ‘onde’ / resposta: B
Fonte: © G1 – Globo Mundo