Dados exclusivos do aplicativo revelam busca por refeições fora, com destaque para restaurantes vegetarianos.
A preocupação com a alimentação saudável tem se tornado cada vez mais presente na vida das pessoas, refletindo não apenas em escolhas individuais, mas também em mudanças significativas no mercado alimentício. Optar por uma alimentação saudável vai além de modismos, é uma forma de cuidar da própria saúde e do planeta de maneira sustentável.
No mundo de hoje, é possível encontrar uma variedade de opções saudáveis que atendem a diferentes paladares e necessidades nutricionais. Incorporar mais comida saudável no dia a dia pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e a mente, proporcionando energia e bem-estar. Experimentar novas refeições saudáveis é um convite para descobrir sabores e texturas que promovem um estilo de vida equilibrado.
Alimentação Saudável: O Crescimento dos Restaurantes Vegetarianos
Entre 2021 e 2023, houve um aumento significativo de 27% no número de restaurantes vegetarianos na base de parceiros cadastrados pelo Rappi. Esse dado representa o maior crescimento registrado por categoria, revela um levantamento exclusivo realizado pelo aplicativo de delivery a pedido da MERCADO&CONSUMO. A opção por refeições saudáveis está se destacando, sendo o quarto tipo mais consumido no superapp.
Luisa Dias, gerente sênior de Inteligência Comercial do Rappi Brasil, destaca a crescente demanda dos consumidores por alimentação saudável. Ela enfatiza que os números refletem esse comportamento em ascensão. O mercado está respondendo a essa necessidade, com mais marcas ‘veggie’ surgindo e restaurantes de diversas categorias incluindo versões veganas e vegetarianas em seus menus.
No Rappi, os usuários podem acessar a categoria ‘restaurantes’, aplicar os filtros ‘saudável’ e ‘vegetariana’ para encontrar opções saudáveis. Além disso, na vertical Turbo, com entregas em até 10 minutos, são oferecidas promoções especiais em dias específicos, como o ‘dia da feira’, que disponibiliza legumes e verduras frescas.
Busca por Alimentação Saudável e Restaurantes Vegetarianos
A diretora-executiva da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Fernando Blower, explica que o aumento da demanda por opções veganas e vegetarianas está diretamente ligado à ênfase na saúde, bem-estar, sustentabilidade e consciência ambiental. Uma pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) revela que em 2023, 14% da população brasileira se considerava vegetariana, o que equivale a cerca de 30 milhões de pessoas. Estima-se que esse número chegará a 40 milhões até o final de 2023, representando 20% da população nacional.
A conexão entre alimentação saudável, saúde e bem-estar tem impulsionado a adesão a esses hábitos alimentares. Profissionais da saúde, em especial nutricionistas, têm estudado e indicado a alimentação plant based, baseada em plantas, devido aos benefícios comprovados para a qualidade de vida.
Sustentabilidade e Alimentação Saudável
A fundadora e CEO da Saudabe, Bruna Pavão, destaca a preocupação com a sustentabilidade pós-pandemia. Segundo um estudo realizado pela Saudabe, intitulado ‘Jornada Digital da Saudabilidade’, mais de 82% dos respondentes passaram a consumir mais refeições saudáveis de aplicativos após a pandemia. Esse dado evidencia uma crescente conscientização em relação à importância da alimentação saudável e seus impactos positivos na saúde e no meio ambiente. Com a busca contínua por opções saudáveis e a disseminação de restaurantes vegetarianos, a tendência é que a alimentação saudável se torne ainda mais presente no cenário atual.
Fonte: @ Mercado e Consumo