Diretor de seleções masculinas comenta boa relação com Dorival, desafios da estreia contra potências como Inglaterra e Espanha e nova metodologia de treino.
Com experiência comprovada, Rodrigo Caetano já se destaca como diretor executivo das seleções masculinas do Brasil. Sua habilidade de liderança e visão estratégica têm sido fundamentais para a implementação de novas práticas e processos. A convicção de que uma estruturação é necessária está impulsionando as mudanças necessárias, e Caetano tem se mostrado determinado em alcançar os objetivos estabelecidos, contribuindo assim para o avanço do futebol brasileiro.
Demandas da função
Com verbalizada pelo presidente Ednaldo Rodrigues e demandas maiores do que seus antecessores, o novo dirigente aguarda o retorno de Dorival Júnior ao país para caminhar com o processo. Rodrigo Caetano, anunciado na última sexta-feira na sede da CBF, retornou a Belo Horizonte no início da semana para se despedir do Atlético-MG. A rotina na nova função será intensificada na próxima semana.
O cargo de Rodrigo Caetano é para estabelecer as melhores práticas de gestão e procedimento para que as comissões técnicas, seja a da principal ou das categorias de base, realmente estejam cada vez mais fixadas nas ideias do campo, das escolhas, da metodologia de treino e menos envolvida com as questões fora de campo. Ele também pretende dar continuidade a esse trabalho de, no mínimo, os três últimos antecessores: Gilmar, Edu, Juninho. Rodrigo enfatizou que essa foi uma oportunidade de falar em administrar as seleções, e que antes era mais focado nas convocações, mas hoje têm uma rotina planejando e projetando o futuro não somente da seleção principal. A relação de muitos e muitos anos entre Rodrigo e Dorival foi destacada com entusiasmo, ressaltando a oportunidade de falar em administrar as seleções e como isso ajuda muito. Rodrigo mencionou que estão preparando os atletas nessas seleções masculinas com os amistosos contra europeus e como isso é um teste importantíssimo.
Conexão com Dorival
Rodrigo Caetano destacou ainda a relação de muitos e muitos anos com Dorival Júnior, afirmando que é um profissional que chegou a esse cargo por meritocracia, ressaltando que tiveram uma relação espetacular nos trabalhos. Ele enfatizou que estava feliz com a escolha dele e que tem certeza de que ele ficou feliz com a sua, e acabou chancelando. A expectativa de encontrá-lo pessoalmente foi mencionada, destacando que vão fazer de tudo para acelerar o trabalho e passar uma mensagem para os atletas nesses amistosos de como pensam o trabalho.
Amistosos contra europeus
Sobre os amistosos contra Inglaterra e Espanha, Rodrigo Caetano destacou que são duas seleções que estão entre as oito possíveis semifinalistas de uma Copa, enfatizando a importância desses testes importantíssimos. Ele ressaltou que é bastante cíclico, e que não importa muito como se inicia, mas importa demais como termina. Rodrigo afirmou que todos os atletas têm muito orgulho em representar o Brasil e que eles têm que passar essa mensagem para o público. Rodrigo mencionou que o treinador da Seleção está na Europa há duas semanas para visitas a jogadores e para acompanhar jogos, mas que chega ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira. Na sexta, já tem a primeira convocação para os duelos com Inglaterra e Espanha, e a expectativa é de que nomes da comissão técnica também sejam divulgados.
Conexão com Dorival
Sobre a infraestrutura possível para a comissão técnica, Rodrigo Caetano afirmou que vê esse cargo para dar todo o suporte, segurança e infraestrutura possível para que eles desempenhem o seu trabalho. Ele enfatizou que o cargo foi se aperfeiçoando ao longo do tempo e ficando cada vez mais complexo. Rodrigo mencionou que hoje, a CBF tem um local de trabalho onde tem a oportunidade de falar em administrar as seleções, ressaltando a importância disso para o sucesso das seleções masculinas em níveis de gestão. Rodrigo destacou que a metodologia de treino e a seleção de atletas nesses amistosos são cruciais para alcançar novos resultados com a Seleção.
Fonte: © GE – Globo Esportes