A tela OLED dobrável da Samsung recebeu certificação militar de alta resistência, sendo a primeira do tipo a conseguir essa certificação.
A mais nova inovação da Samsung, o Galaxy Z Fold 5, que conta com um display OLED dobrável, acaba de se tornar o primeiro smartphone do tipo a receber certificação militar de alta resistência, conforme comunicado divulgado pela Samsung Display nesta segunda-feira (19).
Essa conquista representa mais um avanço da Samsung no mercado de smartphones dobráveis, consolidando o Galaxy Z Fold 5 como a solução da sul-coreana para quem busca qualidade e durabilidade em um dispositivo inovador, mantendo a tradição da linha Galaxy Z Fold. O display OLED é uma das principais características do Galaxy Z Fold 5, proporcionando uma experiência visual única e imersiva para os usuários que buscam o que há de mais avançado em tecnologia de telas para smartphones.
Galaxy Z Fold 5: Certificação e Resistência
A informação foi revelada pelo gerente de marketing da companhia, Cho Yong-seok, que explicou ainda os quatro cenários extremos aos quais o painel foi submetido.
- Galaxy Z Fold 6 pode ganhar câmera de 200 MP e bateria maior
- Google teria usado Galaxy Z Fold 2 para otimizar Android em dobráveis
Uma das maiores responsáveis pela popularização dos dobráveis, a Samsung tem sido a principal fornecedora de telas flexíveis para boa parte do smartphones do tipo com sua divisão de fabricação de displays OLED dobráveis.
A marca já chamou a atenção por ser a primeira a conquistar a certificação IPX8 de resistência à água no segmento, e buscou uma conquista inédita na forma da certificação militar MIL-STD-810G, estabelecida pelo Departamento de Defesa dos EUA.Com isso dito, esse certificado é mais complexo do que parece, e não necessariamente reconhece resistência extrema, por contar com uma variedade de níveis.
No caso da solução da sul-coreana, quatro cenários foram avaliados, todos de fato bastante intensos: choque de temperatura, congelamento, aceleração e quedas.
A avaliação foi feita pela UL Solutions, empresa especializada em testes e padrões conhecida pela suíte de benchmarks 3DMark.Para o choque térmico, o componente foi exposto a temperaturas entre -32 ℃ e 63 ℃, resistindo a variações bruscas em um período de 12 horas. No caso do congelamento, o painel foi levado a -10 ℃, recebendo uma camada de água até que gelo com espessura de 6 mm fosse formado.
O congelamento foi mantido por quatro horas, período após o qual a tela teria continuado a funcionar normalmente.Já em quedas, a solução da Samsung Display teria sido derrubada 26 vezes a uma altura de 1,22 m, que seria ‘a altura mais comum em que os usuários seguram seus smartphones’, em diferentes direções, mais uma vez mantendo a integridade.
Por fim, o teste de aceleração foi realizado com rotação a 10,5 G, medida que represente 10,5 vezes a aceleração da gravidade, usada para treinar astronautas que vão ao espaço.Superando todas as avaliações, a tela OLED de 7,6 polegadas da sul-coreana foi então certificada com o selo MIL-STD-810G.
É preciso reforçar como isso não é uma garantia absoluta de que seu celular dobrável vá resistir a situações similares, e que os testes são conduzidos favorecendo o componente de certa forma — diferentes unidades do painel podem ser usados para cada teste, por exemplo.Ainda assim, a obtenção do certificado é um marco que simboliza a evolução dos displays flexíveis, tidos como o possível futuro dos smartphones e outros dispositivos pessoais.
Além disso, a conquista fica mais interessante por ser anunciada em meio a rumores relacionados aos iPhones e iPads dobráveis — e uma suposta pausa por motivos de baixa durabilidade —, que poderiam usar telas Samsung.The Korea Herald
Fonte: © CanalTec