ouça este conteúdo
Concurso de logomarca: Rede Federal de Educação profissional, científica e tecnológica celebra aniversário. Profissionais de comunicação de instituições brasileiras participam. Banca, avaliação, critérios. redem, federal, educação, profissional, tecnológica.
Para celebrar os 115 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o lançamento do Edital nº 6/2024, promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com o objetivo de escolher o selo comemorativo. Os interessados têm até o dia 12 de julho para se inscrever e participar dessa iniciativa.
A rede federal de ensino, parte fundamental da rede federal educacional brasileira, tem desempenhado um papel crucial na formação de profissionais qualificados em diversas áreas. A valorização e o reconhecimento do trabalho desenvolvido por essa rede são essenciais para o avanço contínuo da educação no país. A diversidade de cursos e oportunidades oferecidos pela rede federal contribui significativamente para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Rede Federal: Importância da Educação Profissional e Tecnológica
A valorização da educação profissional e tecnológica oferecida pela rede de instituições brasileiras é o foco do concurso em destaque. A imagem vencedora terá um papel simbólico nas celebrações promovidas pela Pasta e pelos institutos. Profissionais da área de comunicação da rede federal, que sejam servidores efetivos, podem participar do edital, enviando uma proposta para avaliação da banca, com a anuência da instituição.
As inscrições, que são gratuitas e realizadas online, requerem o envio do material para o e-mail indicado. As propostas serão criteriosamente avaliadas com base em critérios como criatividade, originalidade, expressividade, estética e aderência ao tema proposto. O vencedor será homenageado em uma solenidade especial, em data a ser divulgada posteriormente.
Rede Federal: História e Atualidade
Com 115 anos de história, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi estabelecida no Brasil pelo Decreto 7.566 de 1909, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha. Inicialmente composta por 19 escolas de aprendizes artífices, a rede evoluiu ao longo dos anos.
A Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, oficializou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que hoje conta com 38 Institutos Federais, dois Cefets, o Colégio Pedro II, 22 escolas técnicas ligadas a universidades federais e a UTFPR. São 685 unidades em todo o país, proporcionando uma educação pública, gratuita e de excelência para os estudantes brasileiros.
Rede Federal: Compromisso com a Qualidade Educacional
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica reforça seu compromisso com a qualidade educacional ao longo dos anos. As instituições brasileiras que integram a rede se destacam pela excelência no ensino técnico e profissional, capacitando milhares de estudantes em todo o país.
Com critérios rigorosos de avaliação, a rede federal mantém seu padrão de qualidade, valorizando a criatividade, originalidade e expressividade nas propostas apresentadas. O vencedor do concurso será reconhecido em uma solenidade especial, em uma data a ser anunciada posteriormente, reforçando a importância da educação profissional e tecnológica no Brasil.
Fonte: © MEC GOV.br