IFES em MG recebeu 100 mil inscrições para mais de 9 mil vagas. Matrículas e lista de espera até quarta-feira.
O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação, pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
O Sistema de Seleção Unificada, conhecido como Sisu, é o meio pelo qual graduações em universidades públicas são disputadas de forma eletrônica pelos candidatos que realizaram o Enem. As inscrições para o Sisu são realizadas semestralmente, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação.
Sisu: Sistema de Seleção Unificada
O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é um dos principais meios de ingresso no ensino superior no Brasil. Com um cronograma definido anualmente, as inscrições para o Sisu geralmente acontecem no início do ano, com os resultados sendo divulgados logo após o período de inscrições.
Sisu: Cronograma e Inscrições
O cronograma do Sisu é divulgado pelo Ministério da Educação, estabelecendo as datas para inscrições, resultados, convocação e matrícula. As inscrições para o Sisu geralmente ocorrem em janeiro, permitindo que os candidatos escolham até duas opções de curso.
Sisu: Resultados, Convocação e Matrícula
Os resultados do Sisu são divulgados logo após o período de inscrições, possibilitando que os candidatos saibam se foram convocados para a matrícula. A convocação para matrícula é feita de acordo com a classificação de cada candidato, seguindo o cronograma estabelecido. Após a convocação, os candidatos devem realizar a matrícula dentro do prazo determinado.
Sisu: Processo de Seleção e Vagas Disponíveis
O processo de seleção do Sisu é baseado na nota do Enem, sendo que cada curso possui um número limitado de vagas disponíveis. Os candidatos que não forem selecionados em sua primeira opção de curso podem manifestar interesse na lista de espera, aumentando suas chances de serem convocados posteriormente.
Sisu: Oportunidade de Acesso ao Ensino Superior
O Sisu oferece aos estudantes a oportunidade de ingressar em instituições de ensino superior públicas de qualidade, utilizando as notas obtidas no Enem como critério de seleção. É importante ficar atento ao cronograma, realizar as inscrições dentro do prazo e acompanhar os resultados para garantir a participação no processo seletivo.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo