Temporal inesperado com ventos fortes causou estragos em Maceió. Corpo de Bombeiros registrou ao menos oito ocorrências devido ao tempo instável.
No final da tarde, um novo temporal se formou sobre a cidade, trazendo consigo uma forte chuva e relâmpagos. Dessa vez, a população estava mais preparada, após o alerta emitido pelos meteorologistas. Mesmo assim, houve registros de alagamentos em algumas regiões, demonstrando a força do fenômeno climático. As equipes de resgate estão em prontidão para atender possíveis emergências causadas pelo temporal.
O temporal é um fenômeno climático comum nessa região durante o verão, sendo necessário tomar medidas preventivas para minimizar os danos. A previsão do tempo indica que novos temporais podem ocorrer ao longo da semana, então é importante ficar atento e se preparar para possíveis impactos. A população precisa estar ciente dos riscos e seguir as orientações das autoridades para garantir sua segurança.
Temporal provoca transtornos em Maceió
De acordo com informações da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o temporal e os vendavais que afetaram a capital alagoana foram desencadeados por um vórtice ciclônico de altos níveis (VCN), que é um fenômeno climático considerado normal para a região do Nordeste nesta época do ano. As previsões apontam para uma diminuição na intensidade dos ventos nas próximas horas, mas ainda teremos tempo instável. De acordo com a meteorologia da Semarh, Henrique Mendonça, em entrevista ao TNH1, o fenômeno do VCN é comum para essa época do ano, especialmente na região Nordeste do Brasil. Esse é uns dos principais sistemas que provocam alterações no tempo na nossa região, trazendo temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo. Os ventos que atingiram Maceió na madrugada foram superiores a 60 quilômetros por hora.
O vendaval causou quedas de árvores em diferentes pontos da capital alagoana. As equipes da Equatorial Alagoas, empresa responsável pelo abastecimento de luz em Maceió, estão trabalhando para atender as ocorrências de interrupção do fornecimento de energia elétrica, já que a rede registrou um aumento no número de chamados, todos provocados pelas fortes ventanias e tempestades com registros de descargas atmosféricas que atingiram o estado de Alagoas. Outras cidades da Região Metropolitana, como Marechal Deodoro, também foram afetadas pelo temporal, que causou transtornos e prejuízos.
Tempo instável gera falta de energia e danos
A ocorrência do fenômeno climático conhecido como vórtice ciclônico de altos níveis (VCN) é comum nesta época do ano no Nordeste brasileiro, conforme alerta da Semarh. Os ventos fortes e distintos registros de descargas atmosféricas que ocorreram durante o temporal afetaram o fornecimento de energia em Maceió e resultaram em quedas de árvores e objetos na rede elétrica. De acordo com a Equatorial Alagoas, a empresa ampliou o número de equipes em operação para atender as ocorrências de falta de energia, causadas pelas ventanias e tempestades. A previsão é de que a intensidade dos ventos diminua nas próximas horas, mas o tempo instável persistirá.
Impacto do vórtice ciclônico de altos níveis (VCN) em Maceió
Os estragos causados pelo temporal provocado pelo vórtice ciclônico de altos níveis (VCN) incluíram danos em estruturas de prédios, como mostrado em um vídeo enviado à redação do TNH1, que exibe os transtornos causados no condomínio Imperial, localizado na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. A forte ventania e chuva intensa da madrugada também impactaram várias áreas da capital alagoana, resultando em oito ocorrências de queda de árvores registradas pelo Corpo de Bombeiros. Tendo em vista esses eventos, é necessário ficar atento para as modificações climáticas causadas pelo fenômeno do VCN na região Nordeste do Brasil, sempre se preparando para os temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo