ouça este conteúdo
No município de Oiapoque, Unifron-UFFN fortalece relações Brasil-Guiana Francesa: CCJ, Condicionamento, Senado, Transformação, Universidade Federal da Fronteira Norte, Novo Campus Binacional, Direção Geral, Estrutura Administrativa, Curso de Graduação e Pós-Graduação, Desenvolvimento Regional.
Uma sugestão aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado, propõe a mudança do campus de Macapá da Universidade Federal do Amapá (Unifap) para a Universidade Federal da Fronteira Norte (Unifron).
Essa iniciativa visa fortalecer a atuação da Instituição de Ensino no norte do país, ampliando as oportunidades de educação superior na região. A transformação do campus de Macapá em uma nova Escola Federal representa um avanço significativo para a educação no estado, beneficiando estudantes e pesquisadores locais.
Universidade Federal da Fronteira Norte (Unifron): Transformação e Desenvolvimento Regional
A matéria agora seguirá para análise da Câmara. O município de Oiapoque está localizado no extremo norte do Amapá, na região amazônica brasileira, próximo à fronteira entre Brasil e Guiana Francesa. A Unifab teve início de suas atividades em 1970, naquela época como Núcleo Avançado de Ensino (NEM), com ligação à Universidade Federal do Pará (UFPA).
Em 2013, o Campus Norte (de Oiapoque) passou por uma significativa transformação, tornando-se Binacional, e adquirindo uma direção geral e estrutura administrativa própria. De acordo com o projeto, a nova Unifron, caso a proposta seja aprovada, ofertará cursos de graduação e pós-graduação, contribuindo não apenas com o ensino, mas também com pesquisas e o desenvolvimento regional.
A partir da data de publicação da lei, todos os estudantes matriculados no campus serão encaminhados para a nova universidade. O projeto, proposto pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido), recebeu parecer favorável do relator, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Para o relator, o texto representa mais uma maneira de fortalecer os laços entre Brasil e Guiana Francesa.
A instituição atuaria de maneira autônoma, porém vinculada ao Ministério da Educação. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, é fundamental que o campus de Oiapoque tenha maior autonomia para avançar na educação do estado. Realizaremos encontros para estreitar ainda mais as relações, benéficas tanto para o Brasil quanto para o Amapá.
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Conditioning, Senado, Transformation, University, Federal da, Fronteira Norte (Unifron), New, Campus, Binacional, Direction geral, Estrutura administrativa, Cursos de graduação e pós-graduação, Development regional.
Fonte: © CNN Brasil