Dados do Compra Agora indicam que os distribuidores, atacarejos e atacados são os principais canais de compra, com a facilidade do digital e utilização de ferramentas tecnológicas auxiliares.
Os varejistas alimentares de vizinhança têm adotado os marketplaces como ferramentas essenciais para pesquisa de preços. De acordo com a pesquisa realizada pela Compra Agora, esses varejistas visitam em média três opções antes de realizar suas compras, demonstrando a importância de comparar ofertas. Além disso, os dados indicam que os distribuidores e atacarejos são canais frequentemente escolhidos para reposição de estoque pelos varejistas.
Essas informações são valiosas tanto para os varejistas quanto para os comerciantes que desejam entender melhor o comportamento do mercado. Com os marketplaces se tornando protagonistas nas estratégias de compras, os lojistas podem se beneficiar ao diversificar suas fontes de fornecimento e oferecer opções mais atrativas para os consumidores. A parceria entre varejistas e negociantes nessas plataformas pode impulsionar ainda mais o crescimento do setor e a satisfação do cliente.
Varejistas: Transformando Estratégias com o Digital
Entre os estabelecimentos procurados para reposição dos estoques, distribuidores encabeçam o ranking com 77% dos comerciantes recorrendo a eles, seguidos pelo atacarejo, com 73%, e o atacado completa o pódio, com 53%. O atacarejo, no entanto, se destaca como a principal opção para a reposição de estoques, sendo considerado o principal canal de compra por 40% dos varejistas de vizinhança.
Os varejistas encontram nos marketplaces, como o Compra Agora, a facilidade do digital para abastecer seu negócio a qualquer hora e dia e com melhores oportunidades. O levantamento mostra que eles costumam pesquisar, aguardar e apenas comprar quando encontram a melhor margem, revela Julio Campos, CEO do Compra Agora.
Além disso, a procura pelo atacarejo é ainda mais marcante entre estabelecimentos que faturam até R$ 15 mil, atingindo 84%, contrastando com aqueles que faturam mais de R$ 30 mil, onde 67% procuram pelo atacado. Os marketplaces são a opção para 23%.
É fundamental conhecermos esse comportamento, porque nosso propósito é ajudar o varejista, oferecendo ferramentas tecnológicas para auxiliar na boa administração do negócio. Com isso, conseguimos contribuir para a melhoria de seus processos, gerar um atendimento personalizado e, o mais importante de tudo, fazê-lo mais próspero.
Meios de Transporte: O Preferido dos Varejistas
O carro de passeio é o meio de transporte mais utilizado tanto para compras em super ou hipermercados (41%) quanto para compras em atacados ou atacarejos (30%), conforme destaca a pesquisa do Compra Agora. As camionetes e picapes aparecem como segunda opção, com 29% para compras em super ou hipermercados e 28% para compras em atacados ou atacarejos.
Fonte: @ Mercado e Consumo