10 milhões de metros cúbicos de lama caíram de um barranco. Caminhões manobraram na pista para escapar. Trabalhadores detidos usavam câmera de painel.
Imagens impressionantes registradas por um motorista mostram caminhões tentando escapar de um deslizamento de terra próximo a uma mina de ouro na Turquia. A situação de emergência ocorreu na última terça-feira (13), quando uma quantidade estimada de 10 milhões de metros cúbicos de lama desabou de um barranco. O incidente causou o bloqueio da estrada utilizada pelos caminhões que transportavam minério da mina de ouro.
A região onde se encontra a mina aurífera foi impactada pela enxurrada de lama, que rolou morro abaixo de forma avassaladora. Os caminhões precisaram manobrar rapidamente para evitar serem atingidos pelo deslizamento. O acesso à mina de ouro foi interrompido temporariamente devido aos danos causados pela força da natureza.
Mais trabalhadores detidos em mina aurífera na Turquia
Pelo menos doze trabalhadores ficaram presos em uma mina de ouro na Turquia, de acordo com o ministro do Interior do país. Além dos nove trabalhadores detidos anteriormente, mais três pessoas foram detidas no local. As autoridades locais iniciaram uma investigação para apurar as causas do acidente, e uma das pessoas detidas é o gerente da mina, conforme informado pelo canal estatal TRT Haber. Diversas equipes de resgate estão mobilizadas para tentar encontrar sobreviventes nesse cenário preocupante.
A mina aurífera é operada pela empresa privada Anagold, que está presente na região desde 2010.
Pedidos para fechar a mina de ouro intensificam-se na Turquia
Diante da gravidade da situação, crescem os pedidos para o fechamento da mina de ouro, devido aos riscos de contaminação do solo com cianeto e outros poluentes. O Sindicato das Câmaras de Engenheiros e Arquitetos da Turquia destacou a urgência da intervenção do governo para evitar danos irreversíveis ao meio ambiente e à população local.
Mineração de ouro gera preocupações ambientais
A contaminação potencial do rio Eufrates é uma grande preocupação para os ambientalistas, que temem os impactos do cianeto e do ácido sulfúrico utilizados na mineração de ouro. O Ministério do Meio Ambiente da Turquia tomou medidas preventivas, fechando um riacho que vai da mina ao Eufrates. Apesar disso, o grupo ambientalista Plataforma Ilic sobre a Natureza e o Meio Ambiente alerta que o riacho já se misturou com o Eufrates, exigindo o fechamento imediato da mina para evitar danos irreparáveis ao ecossistema local.
Após um vazamento de cianeto em 2022 causado por um rompimento de tubulação, a mina de ouro foi fechada temporariamente e posteriormente reaberta após o pagamento de uma multa pela operadora. Esse episódio levantou críticas por parte dos partidos da oposição, que defendem uma fiscalização mais rigorosa e medidas mais efetivas para garantir a segurança e preservação ambiental nas atividades de mineração. A situação permanece delicada, com a necessidade de ações urgentes para evitar danos maiores.
Fonte: © G1 – Globo Mundo