Brasil é o único emergente com tendência ascendente na conta corrente, representa 0,4% do PIB, de acordo com Brooks do IIF.
O Brasil está se destacando como um dos únicos mercados emergentes a apresentar melhorias nas tendências das contas correntes, o que tem sido uma notícia positiva para a economia do país. As reformas estruturais e políticas implementadas pelo governo foram cruciais para esse avanço, e a expectativa é de que o Brasil continue a atrair investimentos e promover o crescimento econômico.
Essa melhoria nas contas correntes do país é um sinal claro de que o Brasil está se consolidando como uma nação atraente para investidores estrangeiros, o que possibilita que mais oportunidades de negócios sejam desenvolvidas em território brasileiro. A nação está no caminho certo para alcançar uma posição sólida no mercado internacional, o que traz benefícios tanto para os investidores quanto para a economia doméstica. O Brasil se destaca como um dos mercados mais promissores da atualidade.
Brasil como mercado emergente em ascensão
De acordo com o economista-chefe do Institute of International Finance (IIF), Robin Brooks, o Brasil se destaca como mercado emergente em ascensão, com um saldo da conta corrente em percentual do Produto Interno Bruto (PIB) que apresenta uma tendência ascendente. Essa é a opinião do especialista, que utilizou as redes sociais para abordar esse tema, comparando os percentuais de déficit ou superávit de países em desenvolvimento com suas tendências anteriores à pandemia do novo coronavírus.
A visão de Robin Brooks sobre o Brasil como nação em ascensão
O economista-chefe do IIF, que já teve passagens pelo banco Goldman Sachs e Fundo Monetário Internacional (FMI), comparou os dados do Brasil com os de outros países, ressaltando que apenas o Brasil apresenta uma tendência ascendente em sua conta corrente, o que o coloca em destaque como um país em ascensão dentro do mercado emergente. Essa análise levou em consideração os primeiros 11 meses de 2019, utilizados como métrica de comparação pré-covid, com os dados de 2022 e 2023.
A tendência ascendente do Brasil no mercado emergente
De acordo com Brooks, o Brasil se destaca positivamente em relação aos demais países em desenvolvimento, mostrando uma tendência ascendente em sua conta corrente em percentual do Produto Interno Bruto (PIB), o que sinaliza um cenário favorável para a nação. Essa análise reforça a posição do Brasil como um mercado emergente em ascensão, em contraste com outras nações que não apresentam essa tendência positiva.
Fonte: © BR Investing
Comentários sobre este artigo