Dado do Grupo Croma: anunciantes otimistas, aumento dos investimentos em marketing. Inclui automóveis, eletrodomésticos e mídia.
O marketing é uma ferramenta essencial para as empresas alcançarem o sucesso. A 5ª edição do estudo Bússola de Marketing, do Grupo Croma, revelou anunciantes otimistas em seus investimentos. O relatório é desenvolvido com apoio de instituições setoriais, como a Aba, Abap, Cenp e Ampro, e ouviu 119 executivos de empresas da indústria, serviços e varejo.
A publicidade é uma forma de comunicação que visa promover produtos, serviços e marcas. A 5ª edição do estudo Bússola de Marketing, do Grupo Croma, revelou anunciantes otimistas em seus investimentos. O relatório é desenvolvido com apoio de instituições setoriais, como a Aba, Abap, Cenp e Ampro, e ouviu 119 executivos de empresas da indústria, serviços e varejo.
Investimentos em marketing: um panorama otimista para 2024
No total, 53% dos entrevistados se mostraram otimistas ou muito confiantes sobre investir em marketing ao longo do ano de 2024. Em linha, 50% têm a intenção de aumentar os investimentos em marketing em comparação com o ano anterior.
Aumento dos investimentos: setores em destaque
Entre os setores que mais pretendem aumentar seus investimentos estão automóveis e veículos (80%), educação (80%), saúde (78%), e eletrodomésticos (75%). Por outro lado, lazer e entretenimento (50%) e construção e reformas (33%) planejam reduzir seus investimentos em marketing.
Alimentos e bebidas (61%), super e hipermercados (60%), e telefonia e celulares (50%) devem manter seu patamar de investimento.
Distribuição de investimentos: mídia versus produção
Os entrevistados demonstraram uma proporção equilibrada entre os investimentos em mídia e produção, ambos representando 50% dos investimentos do ano. Dessa fatia de mídia, 34% será alocada no digital.
Esse número aumenta entre os anunciantes que planejam aumentar seus investimentos em 2024, atingindo 41%. Promoções, patrocínios e eventos ficariam com 33% do total do budget de mídia. Quanto à inovação, os entrevistados divulgaram destinar 45% de seus investimentos para esse fim. A maioria deles (36%) acredita que haverá mais inovação do ponto de vista da tecnologia.
Inteligência artificial e estratégias de marketing
A inteligência artificial teve um destaque significativo no estudo. 64% dos entrevistados acreditam que a IA vai influenciar as estratégias de marketing e comunicação em 2024. Para mais informações, confira outros relatórios sobre o comportamento dos anunciantes em 2024.
Fonte: © Meio & Mensagem