Queniano e técnico ruandês sofrem acidente fatal em prova de maratona. Eliud Kipchoge e compatriotas lamentam tragédia nos EUA e na Espanha.
Com a morte prematura de Kelvin Kiptum, o mundo do atletismo perde um grande talento. O recordista mundial da maratona deixa um legado de determinação e superação que jamais será esquecido.
Kelvin Kiptum quebra recorde mundial da maratona em prova em Chicago, nos EUA
Kelvin Kiptum, do Quênia, quebrou o recorde mundial da maratona na prova em Chicago, nos Estados Unidos — Foto: Patrick Gorski/USA Today Sports Em outubro do ano passado, Kelvin Kiptum surpreendeu o mundo ao vencer a tradicional maratona neste domingo, em Chicago, nos Estados Unidos, com o tempo de 2h00min35.
Assim, ele quebrou o recorde mundial, que era do compatriota Eliud Kipchoge por mais de 30 segundos. Aquela foi apenas a terceira maratona que Kiptum correu na vida. Na estreia em maratona, em 2022, Kiptum correu a prova em Valência, na Espanha, em 2h01min53, terceiro melhor tempo da história. Depois, na Maratona de Londres de 2023, terminou em 2h01min25, segundo melhor de todos os tempos.
Conquista de recordista mundial da maratona
Kelvin Kiptum, do Quênia, posa ao lado do cronômetro com o novo recorde mundial da maratona, em Chicago — Foto: Michael Reaves/Getty Images
Fonte: © GE – Globo Esportes