Tese de doutorado premiada por pesquisa de 570 médicos. Anne Thereza de Almeida Proença vence com documentos consultados na Província do Rio de Janeiro.
Anne Thereza de Almeida Proença, doutora em História da Ciência, foi agraciada com um prêmio pela sua tese de doutorado, fruto de um extenso trabalho de pesquisa realizado por quase 570 médicos.
O reconhecimento do seu trabalho veio na forma de um galardão, que destacou a importância da sua contribuição para a área da História da Ciência. O prêmio representa uma distinção importante para a carreira da pesquisadora, que se destacou entre centenas de profissionais da área.
Prêmio CNJ da Memória do Judiciário: Trabalho de Anne Thereza
Ela recebeu o primeiro lugar do Prêmio CNJ da Memória do Judiciário na categoria III – Trabalho Acadêmico e Científico, edição de 2023. O reconhecimento reforçou a importância do estudo da assistência à saúde no interior do Rio. Aluna do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Fiocruz, Anne Thereza enfatizou o papel dos médicos nas dinâmicas sociais e na construção e expansão do campo da saúde no Vale do Paraíba Fluminense.
A Relevância da Pesquisa e os Documentos Consultados
Entre os documentos consultados, a pesquisadora fundamentou o trabalho em dados sob a guarda de arquivos de tribunais. A tese intitulada ‘Mande chamar o doutor! A presença dos médicos no Vale do Paraíba Fluminense (1840-1880)’ foi selecionada devido à importância dessa base documental, considerada um bem cultural do Poder Judiciário.
O Papel dos Médicos no Vale do Paraíba Fluminense
A pesquisa demonstrou a integração dos médicos às dinâmicas locais e seu importante papel na sociedade. O estudo revelou as complexas redes de contato que caracterizavam o Vale do Paraíba Fluminense, desenvolvidas a partir do seu papel na economia e política do Império brasileiro do século 19.
Reconhecimento e Difusão Cultural
A tese defendida pela aluna contempla os objetivos do Prêmio CNJ da Memória do Judiciário. A premiação, estabelecida pela Portaria CNJ n. 305, de 25 de novembro de 2021, busca promover a conscientização e reflexão sobre a História, Memória e Patrimônio Cultural.
Detalhes sobre o Prêmio CNJ da Memória do Judiciário
A edição de 2023 do prêmio foi outorgada em 12 de maio, no III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, realizado em Porto Alegre/RS. A premiação é dividida em sete categorias, com a terceira edição prevista para o período entre 7 e 10 de maio, durante o IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), a ser realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), em São Paulo. Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Nacional de Justiça.
Fonte: © Conjur
Comentários sobre este artigo