ouça este conteúdo
Em 1971, um Jet transportando cinco pessoas desapareceu no Vermont. Encontrados: restos de aeronave, acidente, Jato “Jatinho”, noite nevada. Empresa: desenvolvimento, Cousin’s Properties, Geórgia. Investigação: pesquisador subaquático Garry Kozak, equipe, veículo operado remotamente, sonar imagens, Ilha Juniper. Geologia: maioria das pessoas, dados do sonar.
Decorreram 37 anos desde que um avião de carga desapareceu misteriosamente sobre o Oceano Atlântico. Os destroços da aeronave foram finalmente localizados por uma equipe de resgate, trazendo esperança às famílias dos tripulantes. O incidente ocorreu durante uma tempestade tropical, quando o cargueiro, carregado com suprimentos humanitários, perdeu contato com a torre de controle.
Os destroços da aeronave foram avistados por um helicóptero de resgate, que sobrevoava a região em busca de sinais do avião desaparecido. As autoridades agora estão investigando as causas do acidente e trabalhando para recuperar os destroços do avião afundado no fundo do oceano. A descoberta traz um novo capítulo à história do voo perdido, trazendo respostas há muito aguardadas.
Descoberta de Destroços de Aeronave em Vermont
De acordo com a CBS News, o jato corporativo desapareceu logo após partir do aeroporto de Burlington em direção a Providence, Rhode Island, na noite de 27 de janeiro de 1971. A última comunicação por rádio com o piloto ocorreu quando ele sobrevoava a água. A bordo estavam dois tripulantes e três funcionários da empresa de desenvolvimento Cousin’s Properties, sediada em Atlanta, Geórgia.
Na época, as buscas iniciais não encontraram destroços e o lago, que tem 120 metros em seu ponto mais profundo, congelou quatro dias depois. Pelo menos 17 outras buscas aconteceram, até que, recentemente, o pesquisador subaquático Garry Kozak encontrou destroços de um jatinho nas mesmas características. Ele e sua equipe utilizaram um veículo operado remotamente para fazer imagens de sonar dos restos encontrados a 60 metros da Ilha Juniper, localizada a pouco mais de cinco quilômetros a sudoeste de Burlington.
Com todas essas evidências, Kozak afirmou: ‘Com as descobertas dos destroços, temos 99% de certeza absoluta’. Ele ressaltou que a descoberta traz alguma conclusão para as famílias das vítimas e responde a muitas perguntas pendentes. Kozak também mencionou à WCAX-TV, afiliada da CBS, que a busca pode ter sido prolongada devido à dificuldade de detectar os destroços de aeronave, que se assemelham a geologia para a maioria das pessoas que analisam os dados do sonar.
Embora os parentes estejam gratos e aliviados pela descoberta da aeronave, a notícia também traz à tona mais dúvidas e antigas feridas. ‘Ter isso encontrado agora… é uma sensação de paz, mas ao mesmo tempo é uma sensação muito triste’, lamentou Barbara Nikita, sobrinha do piloto George Nikita, em entrevista à Associated Press. ‘Nós sabemos o que aconteceu. Vimos algumas fotos. Acho que estamos lutando com isso agora’, completou.
O pai de Frank Wilder Jr. era passageiro do avião. ‘Passar 53 anos sem saber se o avião estava no lago ou talvez na encosta de uma montanha em algum lugar foi angustiante… Estou aliviado por saber onde o avião está agora, mas infelizmente isso está abrindo outras questões e temos que trabalhar’, apontou. O Conselho Nacional de Segurança em Transportes está investigando para verificar se é de fato o avião desaparecido. Os familiares das vítimas planejam realizar um memorial em homenagem aos que estavam a bordo.
Fonte: @ Hugo Gloss