As exportações brasileiras para o México aumentaram 51%, mas caíram 16% para a Argentina, mostrando potencial de mercado e ajuste pretendido.
O mercado para veículos brasileiros tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. Com o aumento da renda da população e a facilidade de acesso ao crédito, a demanda por carros novos e usados tem se mantido aquecida, impulsionando as vendas no setor automotivo. Além disso, a diversificação de modelos e a entrada de novas montadoras no país têm contribuído para a competitividade do mercado, oferecendo mais opções aos consumidores.
O setor automotivo no Brasil é um dos mais importantes da indústria nacional, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. A indústria automotiva tem investido em tecnologia e inovação para atender às exigências dos consumidores e também às regulamentações de segurança e meio ambiente. O mercado para veículos brasileiros está em constante evolução, buscando atender as demandas de um público cada vez mais exigente e consciente em relação à qualidade e sustentabilidade dos produtos. Oportunidades de crescimento e desenvolvimento tecnológico têm impulsionado as empresas do setor a investirem em novas soluções e modelos de negócio.
México como principal mercado para veículos brasileiros lidera exportações
Pela primeira vez em 48 anos, o México assumiu a posição de principal mercado para as exportações brasileiras de veículos, superando tradicionalmente a Argentina. Em 2023, as exportações de veículos para o México cresceram 51%, atingindo 135.7 mil unidades, enquanto as vendas para a Argentina caíram 16%, totalizando 114.5 mil unidades.
De acordo com Igor Calvet, diretor-executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a demanda aquecida por veículos no México gerou novas oportunidades de mercado para as montadoras brasileiras. O crescimento da economia mexicana impulsionou a procura por automóveis em 24% no último ano, especialmente por ‘mini SUVs’ ou ‘SUVs compactos’ fabricados no Brasil.
No entanto, a Argentina enfrenta desafios econômicos, com previsão de queda de 20% a 25% no mercado de automóveis, devido à recessão em 2023 e aos ajustes planejados pelo novo governo de Javier Milei.
Importância dos acordos comerciais e potencial de exportações de veículos brasileiros
Calvet destaca a importância de acordos automotivos com redução ou eliminação de tarifas de importação para impulsionar a indústria automotiva. O Brasil conta com um acordo de livre comércio para veículos, autopeças, caminhões e ônibus com o México. Além disso, busca novos acordos com países da África e Oriente Médio, regiões com potencial de exportações de veículos brasileiros.
Além da redução tarifária, Calvet enfatiza a harmonização regulatória e critérios como regras de origem como fundamentais para o crescimento das vendas. Os cinco principais mercados para a indústria automotiva brasileira – México, Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile – possuem acordos comerciais com o Brasil, porém, as exportações que tiveram uma queda de 43% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
‘
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo