Estruturas de aço inteligentes, ecológicas e com isolamento termoacústico estão ganhando espaço na construção mundial, substituindo o cimento e o tijolo.
O steel frame tem se destacado como uma alternativa moderna e sustentável para a construção civil. Ao contrário das tradicionais alvenaria e betoneira, o método construtivo se baseia em estruturas de aço pré-fabricadas, oferecendo uma forma mais ágil e ecológica de construir.
Além das vantagens de sustentabilidade e agilidade, o steel frame também se destaca pela sua versatilidade e resistência, sendo uma opção cada vez mais procurada no mercado imobiliário. Com um método construtivo inovador, a tendência é que esse sistema ganhe ainda mais espaço na construção de edifícios e residências.
O que é steel frame?
Também conhecido como método construtivo, o steel frame é um padrão de construção que recorre a estruturas pré-fabricadas com chapas de drywall e placas de aço galvanizado para substituir toda a jornada de construção convencional, de tijolos, cimento e areia. A ‘cola’ desse processo construtivo são parafusos idealizados para manter as edificações de pé.
O propósito do steel frame é mitigar os riscos construtivos e os atrasos, além de aumentar a previsibilidade de custos. ‘A parede não precisa ser rebocada, as tubulações são antecipadamente desenhadas e os buracos da tomada já chegam ao canteiro de obras prontos. Agora é só conectar tudo
.
As vantagens do steel frame
Defensores do steel frame argumentam que o fato das peças serem construídas previamente e sob medida faz com que a construção seja mais rápida, inteligente, ecológica e durável.
‘Você tem o prazo e o custo garantidos antes da obra começar, com muito menos riscos de imprevistos’, defende Gorayeb. Outra vantagem assegurada pelo setor é a velocidade de produção dos insumos de aço. ‘Uma construção de 200 m² pode ser construída em cinco ou seis meses’, garante Fernando Scheffer, fundador e diretor de marketing da Espaço Smart, loja que comercializa casas em steel frame.
Isolamento acústico
Destaca-se, também, o potencial de isolamento acústico e de temperatura conferido aos imóveis construídos com esta tecnologia.
Isso acontece porque os materiais que compõem as placas são mais grossos e garantem uma espécie de camada extra à construção.
Empresas apostam no lucrativo mercado de steel frame
É olhando para o potencial deste mercado que empresas surgiram para tentar popularizar o steel frame em território nacional. A Espaço Smart é uma delas. Fundada em 2014 em Ponta Grossa (PR), a companhia possui 32 lojas físicas distribuídas por Brasil e Paraguai.
É uma espécie de ‘loja de casas’, em que vendem imóveis prontos ou com personalização para os clientes. ‘Desenvolvemos um ecossistema que engloba uma indústria para produção dos materiais, um departamento de engenharia para a criação dos projetos estruturais em steel frame e as lojas, que possuem um showroom onde o cliente consegue entender todo o sistema.
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo