63 pessoas desaparecidas em deslizamentos de terra em cidade do Sudeste Asiático após chuvas. Equipes de resgate buscam noite e dia.
Nas Filipinas, 54 pessoas perderam a vida em decorrência de um deslizamento de terra que ocorreu recentemente.Segundo informações da agência France Presse, o trágico incidente causou a morte de dezenove pessoas na cidade de Masara, localizada na ilha de Mindanao, no sul do país.
A comunidade local está em luto devido a esta terrível tragédia que resultou em um desabamento em larga escala, afetando várias famílias e causando um grande impacto na região. É necessário um esforço conjunto para ajudar as vítimas e prevenir futuros incidentes semelhantes.
Tragédia de deslizamento de terra atinge cidade no sul do país
O deslizamento de terra, que ocorreu na noite de domingo (6), resultou no desabamento de pedras, destroços e árvores, soterrando trabalhadores de uma mina de ouro e mais de 55 casas próximas, deixando mais de 30 pessoas feridas. As autoridades locais estão em busca de 63 pessoas desaparecidas, entre funcionários da mina e moradores da região.
Na quarta-feira (9), uma criança de três anos foi resgatada com vida dos escombros após quase 70 horas presa. As equipes de resgate consideraram o resgate um ‘verdadeiro milagre‘ diante da situação caótica causada pelo deslizamento de terra.
Impacto dos deslizamentos de terra no arquipélago do Sudeste Asiático
Os deslizamentos de terra são comuns no arquipélago do Sudeste Asiático devido ao terreno montanhoso, às chuvas intensas e ao desmatamento causado pela mineração, agricultura e exploração ilegal de madeira. As fortes chuvas castigam a região há semanas, resultando em diversos desabamentos de terra e inundações, obrigando dezenas de milhares de pessoas a procurarem abrigo em locais de emergência.
Além disso, a região tem enfrentado alguns terremotos nos últimos meses, o que tem contribuído para a situação precária em que se encontra.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo