Empresa usará etiquetas para identificar imagens geradas por IA no Instagram, Facebook e Threads, garantindo transparência e prevenindo danos.
A IA, ou inteligência artificial, é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais utilizada em diversos setores, desde a indústria até o entretenimento. A capacidade de máquinas e sistemas em aprender, raciocinar e tomar decisões de forma autônoma está revolucionando a forma como lidamos com diversas tarefas do dia a dia.
A IA, ou inteligência artificial, está transformando a maneira como lidamos com grandes volumes de dados, possibilitando a análise e extração de insights de forma mais rápida e precisa. Além disso, a inteligência artificial também está sendo aplicada no desenvolvimento de assistentes virtuais e chatbots, que auxiliam na prestação de serviços e atendimento ao cliente de forma eficiente e personalizada. A evolução constante da IA promete impactar ainda mais a forma como interagimos com a tecnologia no futuro próximo.
A Meta e a nova ferramenta de IA
A Meta anunciou nesta terça-feira (6) que está desenvolvendo uma ferramenta para identificar qualquer imagem gerada por meio da inteligência artificial (IA).Apesar de já acrescentar marcadores nas imagens criadas a partir do Meta IA, lançado em dezembro, o intuito da empresa será de minimizar a proliferação de deepfakes, ainda que gerada por concorrentes, como Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney e Shutterstock.Por meio de uma publicação em seu blog, Nick Clegg, o presidente de assuntos globais da empresa, afirmou que a medida será aplicada no Instagram, Facebook e Threads.
A aplicação da nova ferramenta
‘Nós estamos desenvolvendo este recurso agora e, nos próximos meses, poderemos aplicar etiquetas em todos os idiomas suportados por cada aplicativo.
A evolução da tecnologia de IA
Seguiremos essa abordagem durante o próximo ano, que ocorrerá uma série importante de eleições ao redor do mundo’, afirmou o executivo.’Enquanto isso, esperamos aprender mais sobre como são criados e compartilhados os conteúdos gerados por IA, que tipo de transparência as pessoas consideram mais valiosas e como essas tecnologias evoluem‘, acrescentou.Ainda que não seja perfeita, Nick Clegg garante que a intenção da ferramenta será de minimizar os danos do compartilhamento de imagens falsas.
Consequências para Taylor Swift
Recentemente, Taylor Swift foi alvo de um deepfake, que viralizou no X, antigo Twitter. Durante algumas horas, imagens falsas sexualmente explícitas da cantora ficaram disponíveis na plataforma de Elon Musk.Como medida, a empresa de mídia social suspendeu as buscas pelo termo ‘Taylor Swift’, enquanto todos os conteúdos falsos eram removidos.
‘
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo