O objetivo principal do Conselho Nacional do Ministério Público é combater com coragem as organizações criminosas e proteger a sociedade.
As organizações criminosas são grupos que se dedicam a atividades ilegais, como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção e extorsão. Essas organizações agem de forma clandestina, muitas vezes infiltrando-se em setores da sociedade para alcançar seus objetivos ilícitos. O combate às organizações criminosas é uma das principais preocupações das autoridades em todo o mundo, uma vez que esses grupos representam uma ameaça à segurança e ao bem-estar da sociedade.
Muitas vezes, as organizações criminosas são formadas por grupos criminosos que se organizam em quadrilhas ou sindicatos do crime para expandir suas atividades ilegais. Esses grupos têm estruturas hierárquicas bem definidas e utilizam da força e da intimidação para manter seu poder e influência. O combate a essas organizações criminosas exige estratégias complexas e cooperação internacional para enfraquecer sua atuação e desmantelar suas operações ilegais.
‘Meta do Conselho Nacional para combater organizações criminosas’
A meta precípua dos trabalhos do Conselho Nacional do Ministério Público é arrostar com coragem, constância e denodo as organizações criminosas, bem assim proteger as famílias e as crianças em todo o alcance das nossas competências’, afirmou, em discurso, o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Paulo Gonet, durante a 1ª Sessão Ordinária de 2024, que aconteceu nesta segunda-feira (5/2). Paulo Gonet abre a primeira sessão do CNMP em 2024 Ao mencionar o combate às organizações criminosas, Gonet apontou o enfrentamento do tráfico de drogas, de armas, de bens encarecidos pela ecologia, de crianças e de mulheres.
‘Foco no Combate a Grupos Criminosos e Proteção da Família’
Outro destaque dado no discurso pelo chefe do Ministério Público da União foi a família como elemento central para a sociedade livre e respeitosa da dignidade da pessoa: ‘A proteção das crianças é um dos objetivos essenciais tanto das famílias como dos poderes públicos’, observou.
‘Função das comissões do CNMP e Propósito do Ministério Público’
O procurador-geral da República lembrou que as comissões que integram o Conselho devem se ajustar ao propósito citado e ressaltou que o Ministério Público tem que atuar unido, articulado e dedicado. ‘O CNMP há de empregar toda a sua funcionalidade para esse fim, buscando as conexões entre os ramos do MP’, complementou Gonet.
‘Uso Eficiente de Recursos e Posse do Chefe do Ministério Público da União’
Além disso, o presidente do CNMP enfatizou também que o trabalho no Conselho deve ser feito sempre ‘nos lindes da lei e com atenção aos direitos fundamentais dos nossos alvos’ e falou ainda sobre o cuidado permanente com a boa distribuição de recursos humanos, administrativos e financeiros.
‘Haveremos nós de darmos o exemplo de eficiência, precisão e transparência no uso das verbas orçamentárias que o contribuinte nos confia’, afirmou Gonet. Primeira sessão
A 1ª Sessão Ordinária de 2024 do CNMP é a primeira de Paulo Gonet como presidente da instituição.
‘Posse de Paulo Gonet como chefe do Ministério Público da União’
Gonet tomou posse como chefe do Ministério Público da União no dia 18 de dezembro, quando também assumiu a presidência do CNMP. Com informações da assessoria de imprensa do CNMP.
‘
Fonte: © Conjur
Comentários sobre este artigo